Artigo Anais IV ENID / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

O CLUBE DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA NAS ESCOLAS DO CAMPO: O CASO DE UMA ESCOLA DO CAMPO NO DISTRITO PIO X, MUNICÍPIO DE SUMÉ/PB.

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO DO CAMPO, ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA, INICIAÇÃO À DOCÊNCIA Pôster (PO) Docência em Matemática: desafios, contextos e possibilidades
"2014-11-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 10135
    "edicao_id" => 27
    "trabalho_id" => 525
    "inscrito_id" => 808
    "titulo" => "O CLUBE DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA NAS ESCOLAS DO CAMPO: O CASO DE UMA ESCOLA DO CAMPO NO DISTRITO PIO X, MUNICÍPIO DE SUMÉ/PB."
    "resumo" => "O clube de Ciências da Natureza e Matemática é uma ação pedagógica proposta no subprojeto: “Desenvolvendo as Ciências da Natureza e Matemática”, vinculado ao PIBID Diversidade – Programa Institucional de Bolsa de Iniciação á Docência para a Diversidade, da Universidade Federal de Campina Grande, Campus de Sumé. O PIBID Diversidade regulamentado pelo edital 066/2013 da Capes, se diferencia por visar o aperfeiçoamento da formação inicial de professores para o exercício da docência nas escolas indígenas e do Campo. Este trabalho tem como objetivo apresentar algumas das ações que vem sendo desenvolvidas no Clube de Ciências da Natureza e Matemática na Escola do Campo - José Gonçalves de Queiroz, no Distrito Pio X, localizado na cidade de Sumé/PB. O clube tem como desafio, desenvolver o ensino de Ciências e Matemática relacionando os conhecimentos tidos como escolares com a realidade do aluno do Campo. Acreditamos que a implementação nas escolas do Campo, de Clubes de Ciências, Laboratórios de Ensino, Salas Interativas, dentre outras modalidades, se apresentam como possibilidades de proporcionar tal relação. O Clube é um ambiente que vem sendo organizado na escola por um grupo de bolsistas do PIBID Diversidade, licenciandos em Educação do Campo, com o auxilio do professor formador do curso e coordenador do subprojeto e também com o suporte do professor supervisor bolsista da escola. As atividades são diversificadas, de acordo com o planejamento realizado na universidade, onde é respeitado o currículo e o calendário de ações da escola do Campo. Apresentação de vídeos, desenvolvimento de jogos didáticos, manipulação de mudas, sementes e construção de hortas ecológicas, oficinas de sustentabilidade e reciclagem, reforço escolar, aulas de campo, gincanas e feiras de conhecimentos são algumas das ações previstas e quem vem sendo realizadas desde março desse ano. Podemos afirmar que o envolvimento dos educandos, dos professores e também dos gestores, vem se transformando com as ações do PIBID Diversidade e em especial com a implementação do Clube de Ciências da Natureza e Matemática na escola do Campo em questão."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Docência em Matemática: desafios, contextos e possibilidades"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO DO CAMPO, ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA, INICIAÇÃO À DOCÊNCIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_03_11_2014_22_52_24_idinscrito_808_0b1f3167de2570079a4863cab88ed832.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RUBENILDO CAMPOS DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "RUBENILDO _UFCG"
    "autor_email" => "rubenildocampos@gmail.com"
    "autor_ies" => "UFCG"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 10135
    "edicao_id" => 27
    "trabalho_id" => 525
    "inscrito_id" => 808
    "titulo" => "O CLUBE DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA NAS ESCOLAS DO CAMPO: O CASO DE UMA ESCOLA DO CAMPO NO DISTRITO PIO X, MUNICÍPIO DE SUMÉ/PB."
    "resumo" => "O clube de Ciências da Natureza e Matemática é uma ação pedagógica proposta no subprojeto: “Desenvolvendo as Ciências da Natureza e Matemática”, vinculado ao PIBID Diversidade – Programa Institucional de Bolsa de Iniciação á Docência para a Diversidade, da Universidade Federal de Campina Grande, Campus de Sumé. O PIBID Diversidade regulamentado pelo edital 066/2013 da Capes, se diferencia por visar o aperfeiçoamento da formação inicial de professores para o exercício da docência nas escolas indígenas e do Campo. Este trabalho tem como objetivo apresentar algumas das ações que vem sendo desenvolvidas no Clube de Ciências da Natureza e Matemática na Escola do Campo - José Gonçalves de Queiroz, no Distrito Pio X, localizado na cidade de Sumé/PB. O clube tem como desafio, desenvolver o ensino de Ciências e Matemática relacionando os conhecimentos tidos como escolares com a realidade do aluno do Campo. Acreditamos que a implementação nas escolas do Campo, de Clubes de Ciências, Laboratórios de Ensino, Salas Interativas, dentre outras modalidades, se apresentam como possibilidades de proporcionar tal relação. O Clube é um ambiente que vem sendo organizado na escola por um grupo de bolsistas do PIBID Diversidade, licenciandos em Educação do Campo, com o auxilio do professor formador do curso e coordenador do subprojeto e também com o suporte do professor supervisor bolsista da escola. As atividades são diversificadas, de acordo com o planejamento realizado na universidade, onde é respeitado o currículo e o calendário de ações da escola do Campo. Apresentação de vídeos, desenvolvimento de jogos didáticos, manipulação de mudas, sementes e construção de hortas ecológicas, oficinas de sustentabilidade e reciclagem, reforço escolar, aulas de campo, gincanas e feiras de conhecimentos são algumas das ações previstas e quem vem sendo realizadas desde março desse ano. Podemos afirmar que o envolvimento dos educandos, dos professores e também dos gestores, vem se transformando com as ações do PIBID Diversidade e em especial com a implementação do Clube de Ciências da Natureza e Matemática na escola do Campo em questão."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Docência em Matemática: desafios, contextos e possibilidades"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO DO CAMPO, ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA, INICIAÇÃO À DOCÊNCIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_03_11_2014_22_52_24_idinscrito_808_0b1f3167de2570079a4863cab88ed832.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RUBENILDO CAMPOS DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "RUBENILDO _UFCG"
    "autor_email" => "rubenildocampos@gmail.com"
    "autor_ies" => "UFCG"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 21 de novembro de 2014

Resumo

O clube de Ciências da Natureza e Matemática é uma ação pedagógica proposta no subprojeto: “Desenvolvendo as Ciências da Natureza e Matemática”, vinculado ao PIBID Diversidade – Programa Institucional de Bolsa de Iniciação á Docência para a Diversidade, da Universidade Federal de Campina Grande, Campus de Sumé. O PIBID Diversidade regulamentado pelo edital 066/2013 da Capes, se diferencia por visar o aperfeiçoamento da formação inicial de professores para o exercício da docência nas escolas indígenas e do Campo. Este trabalho tem como objetivo apresentar algumas das ações que vem sendo desenvolvidas no Clube de Ciências da Natureza e Matemática na Escola do Campo - José Gonçalves de Queiroz, no Distrito Pio X, localizado na cidade de Sumé/PB. O clube tem como desafio, desenvolver o ensino de Ciências e Matemática relacionando os conhecimentos tidos como escolares com a realidade do aluno do Campo. Acreditamos que a implementação nas escolas do Campo, de Clubes de Ciências, Laboratórios de Ensino, Salas Interativas, dentre outras modalidades, se apresentam como possibilidades de proporcionar tal relação. O Clube é um ambiente que vem sendo organizado na escola por um grupo de bolsistas do PIBID Diversidade, licenciandos em Educação do Campo, com o auxilio do professor formador do curso e coordenador do subprojeto e também com o suporte do professor supervisor bolsista da escola. As atividades são diversificadas, de acordo com o planejamento realizado na universidade, onde é respeitado o currículo e o calendário de ações da escola do Campo. Apresentação de vídeos, desenvolvimento de jogos didáticos, manipulação de mudas, sementes e construção de hortas ecológicas, oficinas de sustentabilidade e reciclagem, reforço escolar, aulas de campo, gincanas e feiras de conhecimentos são algumas das ações previstas e quem vem sendo realizadas desde março desse ano. Podemos afirmar que o envolvimento dos educandos, dos professores e também dos gestores, vem se transformando com as ações do PIBID Diversidade e em especial com a implementação do Clube de Ciências da Natureza e Matemática na escola do Campo em questão.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.