Este trabalho consiste em um estudo de caso sobre um projeto realizado em oficinas de letramento e Educação Física que, de forma interdisciplinar, desenvolveram ações de valorização do protagonismo e de autonomia de alunos participantes de um projeto social com o objetivo de fortalecer ações de gestão democrática e participativa de todos os sujeitos. Os espaços educativos muitas vezes reproduzem práticas que pouco evolvem os educandos nos processos decisórios e na organização das estruturas pedagógicas. Os conhecidos grêmios estudantis nem sempre têm efetividade nessa relação de participação significativa, ficando como acessório nas tomadas de decisão, mostrando-se apenas protocolar. Dessa forma o presente trabalho apresenta as estratégias e atividades desenvolvidas pelo grupo de educadores através de assembleias, rodas de conversa, arte e esporte para construção de um processo de eleição dos alunos representantes, chamados de ‘Elos”. A pesquisa bibliográfica que apoia essa produção está focalizada principalmente nas reflexões sobre gestão democrática de Lück (2013) e na pedagogia da autonomia de Freire (2011). A pesquisa qualitativa realizada buscou evidenciar as percepções dos alunos através da coleta de depoimentos sobre a participação no projeto. O resultado da revisão bibliográfica e dos depoimentos deixa claro que é fundamental a participação dos alunos nos processos decisórios nos ambientes educativos, sejam eles da escola formal ou em espaços não escolares. O envolvimento e engajamento dos educandos desde a criação do processo eleitoral até a escrita das funções para esses representantes fortalece a real e significativa autonomia do grupo de estudantes para contribuir na gestão democrática na educação.