ALVES, Eli Da Silva et al.. Panorama do ensino de física do sertão sergipano. Anais IX CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/96150>. Acesso em: 23/12/2024 01:22
Esta pesquisa foi efetuada pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID do curso de Licenciatura em Física do Instituto Federal de Alagoas - IFAL/ Campus Piranhas, tendo como objetivo geral efetuar um levantamento da concentração de professores com formação plena em Física nas Escolas Estaduais na Diretoria Regional - DRE09 do Estado de Sergipe e discutir o panorama do ensino de física no Estado. Quanto ao procedimento metodológico, esta pesquisa possui uma abordagem quantitativa, tendo em vista a necessidade de uma análise da situação do ensino de física nesta região de Sergipe e pela preocupação que é a escassez de professores de física que atuam nas escolas da rede estadual no ensino médio. Além da quantidade de professores com formação plena em física neste trabalho apresentamos dados sobre a quantidade de escolas, existência de laboratórios, número de turmas, alunos matriculados no ano de 2022, professores efetivos e contratados com formação nas mais diversas áreas de conhecimento e desse total será possível observar quantos destes, corresponde aos que possuem formação plena em física, além de analisarmos de forma quantitativa, quantos professores de física possuem formação continuada e pós-graduação. Com esse panorama foi possível ter um diagnóstico da situação de docentes de física nesta região, em média existem aproximadamente 1 professor com formação plena em Física por escola, no qual dos 11 professores da região apenas 2 possuem mestrado. Com a escassez de professores de física é fundamental o desenvolvimento de políticas públicas mais eficazes voltadas ao incentivo à valorização e formação da profissão docente.