O campo da Didática tem como objeto de estudo o processo de ensino. Dessa forma, os professores têm papel importante na construção social, política e educativa de seus alunos. Para a compreensão das bases do fazer docente é necessário perceber os fundamentos de sua prática, que por vezes são elementos quase invisíveis. Dessa forma, questionamos: como tem se dado a compreensão dos alunos acerca das tendências pedagógicas na disciplina de Didática Geral do curso de pedagogia? O objetivo do presente trabalho é apresentar o resultado do estudo sobre as “tendências pedagógicas” a partir da apresentação dos seminários temáticos em grupos das turmas de Didática da Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu, campus da Universidade Estadual do Ceará, no curso de Licenciatura em Pedagogia, lócus em que realizamos o projeto de monitoria acadêmica. Nesta investigação, tivemos como embasamento teórico as perspectivas apresentadas nos livros “Didática e Docência: aprendendo a profissão” de Farias et al. (2014) e “Democratização da escola pública: a pedagogia crítico-social dos conteúdos” de Libâneo (2014), que trazem as principais características e referências sobre os estudos das tendências pedagógicas. Dessa forma, foram organizadas equipes alinhadas as seguintes tendências: Liberais (tradicional, escola nova, tecnicista) e Progressistas (Libertadora, Libertária e Histórico-Crítica/Crítico-social dos conteúdos). Portanto, uma pesquisa bibliográfica, aplicada metodologicamente em seminários de grupos temáticos. Como resultado, identificamos que as tendências liberais e progressistas materializam-se em momentos diferentes na história da educação brasileira, porém, o professor em sala de aula relaciona-se com cada uma delas em diferentes situações pedagógicas durante o ano letivo, na relação professor-aluno, conteúdo-forma e escola-sociedade.