O presente artigo promove um diálogo aprofundado acerca dos conceitos fundamentais de linguística e linguagem. Nesse escopo, destacam-se as contribuições inovadoras de alguns autores que mudaram a trajetória linguística, como: Saussure e Peirce, aprofunda-se também no uso da semiótica como uma abordagem principal ao ensino de linguística, junto com a importância das mesmas na aprendizagem, além de mostrar como são feitos os processos de aquisição de conhecimento linguístico em alunos de ensino fundamental e ensino médio. O artigo possui o propósito de mostrar que além da linguística ser essencial para o âmbito social e educacional, prova que os alunos aprendem algumas áreas linguísticas sem ter total conhecimento do tamanho do que está-lhes sendo ensinado, como por exemplo, o uso da semiótica para conduzir alguns saberes linguísticos. A fim de consolidar os fundamentos expostos, alunos de ensino médio e fundamental foram submetidos a questionamentos específicos para comprovar o grau de compreensão dos discentes ao redor do tema, tais como: “Você sabe o que é semiótica?” ou “Você sabe o que é variação linguística?”. Por meio dessa investigação, emerge um panorama que releva que a maioria dos estudantes adquirem conhecimentos linguísticos, suas ramificações e aplicabilidades, com o uso de métodos mais simples e através de mecanismos que facilitam de forma mais eficiente.