Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ENSINO DE TERMODINÂMICA ATRAVÉS DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA QUE CONTEMPLA ASPECTOS HISTÓRICOS, SOCIOAMBIENTAIS E PROMOVE O ENSINO POR INVESTIGAÇÃO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 100314
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 7487
    "inscrito_id" => 4312
    "titulo" => "ENSINO DE TERMODINÂMICA ATRAVÉS DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA QUE CONTEMPLA ASPECTOS HISTÓRICOS, SOCIOAMBIENTAIS E PROMOVE O ENSINO POR INVESTIGAÇÃO"
    "resumo" => "O ensino de Física pode ser dificultado pela distância entre temas abordados com o cotidiano dos estudantes, consequentemente, o desinteresse e a falta de engajamento dos estudantes com a ciência. Atividades experimentais tem se mostrado ferramentas eficazes para o engajamento e interesse das turmas durante as aulas, principalmente quando se apresentam de maneira contextualizada e apontam para a resposta a uma pergunta de investigação. Além disso, a contextualização local, histórica, social e ambiental também pode promover discussões importantes a serem utilizadas para o planejamento e execução das aulas. Este trabalho apresenta uma breve discussão sobre uma sequência didática utilizada para o ensino de Termodinâmica em uma turma de 2° ano do Ensino Médio de uma escola Estadual em Petrópolis, RJ. A sequência foi iniciada apresentando uma reportagem sobre a possibilidade de retorno de uma linha férrea na cidade, o que nos permitiu associar uma questão que é, ao mesmo tempo, histórica, social e econômica, que afeta o cotidiano dos estudantes com o fato do trem representar uma máquina a vapor, importante componente tecnológico no desenvolvimento da Termodinâmica. Para que pudéssemos problematizar a questão do trem como máquina térmica, investigamos através de um questionário, a concepção dos estudantes acerca dos impactos ambientais, e socioeconômicos da retomada do trem como meio de transporte na cidade. A sequência de aulas seguiu abordando temas referentes à Termodinâmica, sempre relacionando com as questões iniciais. Por fim, os alunos foram incentivados a construir suas próprias máquinas térmicas utilizando materiais simples, buscando resolver o problema da transformação de calor em movimento. A escolha da introdução da atividade experimental nesta sequência é baseada na abordagem de ensino por investigação que visa estimular que os estudantes sejam capazes de se aproximar da ciência, levantar hipóteses, resolver possíveis problemas experimentais e explicar determinados fenômenos de maneira crítica e autônoma"
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID4312_TB7487_10122023212524.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JULIANA MESQUITA DE MEDEIROS DIAS"
    "autor_nome_curto" => "JULIANA"
    "autor_email" => "j.medeiros1@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA CELSO SUCKOW DA FONSECA (CEFET/RJ)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 100314
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 7487
    "inscrito_id" => 4312
    "titulo" => "ENSINO DE TERMODINÂMICA ATRAVÉS DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA QUE CONTEMPLA ASPECTOS HISTÓRICOS, SOCIOAMBIENTAIS E PROMOVE O ENSINO POR INVESTIGAÇÃO"
    "resumo" => "O ensino de Física pode ser dificultado pela distância entre temas abordados com o cotidiano dos estudantes, consequentemente, o desinteresse e a falta de engajamento dos estudantes com a ciência. Atividades experimentais tem se mostrado ferramentas eficazes para o engajamento e interesse das turmas durante as aulas, principalmente quando se apresentam de maneira contextualizada e apontam para a resposta a uma pergunta de investigação. Além disso, a contextualização local, histórica, social e ambiental também pode promover discussões importantes a serem utilizadas para o planejamento e execução das aulas. Este trabalho apresenta uma breve discussão sobre uma sequência didática utilizada para o ensino de Termodinâmica em uma turma de 2° ano do Ensino Médio de uma escola Estadual em Petrópolis, RJ. A sequência foi iniciada apresentando uma reportagem sobre a possibilidade de retorno de uma linha férrea na cidade, o que nos permitiu associar uma questão que é, ao mesmo tempo, histórica, social e econômica, que afeta o cotidiano dos estudantes com o fato do trem representar uma máquina a vapor, importante componente tecnológico no desenvolvimento da Termodinâmica. Para que pudéssemos problematizar a questão do trem como máquina térmica, investigamos através de um questionário, a concepção dos estudantes acerca dos impactos ambientais, e socioeconômicos da retomada do trem como meio de transporte na cidade. A sequência de aulas seguiu abordando temas referentes à Termodinâmica, sempre relacionando com as questões iniciais. Por fim, os alunos foram incentivados a construir suas próprias máquinas térmicas utilizando materiais simples, buscando resolver o problema da transformação de calor em movimento. A escolha da introdução da atividade experimental nesta sequência é baseada na abordagem de ensino por investigação que visa estimular que os estudantes sejam capazes de se aproximar da ciência, levantar hipóteses, resolver possíveis problemas experimentais e explicar determinados fenômenos de maneira crítica e autônoma"
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID4312_TB7487_10122023212524.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JULIANA MESQUITA DE MEDEIROS DIAS"
    "autor_nome_curto" => "JULIANA"
    "autor_email" => "j.medeiros1@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA CELSO SUCKOW DA FONSECA (CEFET/RJ)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O ensino de Física pode ser dificultado pela distância entre temas abordados com o cotidiano dos estudantes, consequentemente, o desinteresse e a falta de engajamento dos estudantes com a ciência. Atividades experimentais tem se mostrado ferramentas eficazes para o engajamento e interesse das turmas durante as aulas, principalmente quando se apresentam de maneira contextualizada e apontam para a resposta a uma pergunta de investigação. Além disso, a contextualização local, histórica, social e ambiental também pode promover discussões importantes a serem utilizadas para o planejamento e execução das aulas. Este trabalho apresenta uma breve discussão sobre uma sequência didática utilizada para o ensino de Termodinâmica em uma turma de 2° ano do Ensino Médio de uma escola Estadual em Petrópolis, RJ. A sequência foi iniciada apresentando uma reportagem sobre a possibilidade de retorno de uma linha férrea na cidade, o que nos permitiu associar uma questão que é, ao mesmo tempo, histórica, social e econômica, que afeta o cotidiano dos estudantes com o fato do trem representar uma máquina a vapor, importante componente tecnológico no desenvolvimento da Termodinâmica. Para que pudéssemos problematizar a questão do trem como máquina térmica, investigamos através de um questionário, a concepção dos estudantes acerca dos impactos ambientais, e socioeconômicos da retomada do trem como meio de transporte na cidade. A sequência de aulas seguiu abordando temas referentes à Termodinâmica, sempre relacionando com as questões iniciais. Por fim, os alunos foram incentivados a construir suas próprias máquinas térmicas utilizando materiais simples, buscando resolver o problema da transformação de calor em movimento. A escolha da introdução da atividade experimental nesta sequência é baseada na abordagem de ensino por investigação que visa estimular que os estudantes sejam capazes de se aproximar da ciência, levantar hipóteses, resolver possíveis problemas experimentais e explicar determinados fenômenos de maneira crítica e autônoma

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.