Os biomas brasileiros constituem o capital natural ideal para sustentabilidade, pois oferecem serviços ecossistêmicos imprescindíveis ao equilíbrio ambiental e à manutenção das vidas. Contudo, têm seu potencial ameaçado, historicamente, pelos impactos das ações antrópicas, geradoras de degradações irreparáveis ao planeta. O conhecimento sobre as causas e consequências das degradações nestes ambientes é fundamental para a compreensão dos aspectos que envolvem este problema e para tomada de decisões. Estudos e processos educativos são essenciais ao cuidado com o local e o global para a sua conservação. Este trabalho buscou promover a criticidade científica e ambiental dos estudantes acerca dos impactos antrópicos sobre os biomas. Foi executado no ensino fundamental da rede pública de ensino, em João Pessoa-PB. As atividades foram mediadas por metodologias ativas envolvendo oficina pedagógica, sala de aula invertida, jogos, debates e discussões, estimulando o protagonismo dos estudantes, numa perspectiva de ensino investigativo. Foram produzidos cartazes e aplicado um jogo de perguntas e respostas utilizando a plataforma Kahoot, analisando a aprendizagem dos estudantes frente às temáticas abordadas. Os temas foram trabalhados com base na Agenda 2030 e nos seguintes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): "educação de qualidade" (ODS-4); "ação contra a mudança global do clima" (ODS-13); “vida na água” (ODS-14) e "vida terrestre" (ODS-15). Os resultados alcançados foram positivos, visto que foi observado trabalho em equipe, protagonismo, autonomia e participação ativa dos alunos durante as atividades. O processo de aprendizagem ativa desenvolvido contribuiu com o rompimento de práticas tradicionais de ensino como também favoreceu reflexões pertinentes sobre o cuidado local e global para com os biomas, que não se restringiu somente aos alunos em sala, mas que foram disseminadas de modo a permear o ciclo familiar e social destes.