Este artigo tem como objetivo apresentar um recorte das reflexões e análises desenvolvidas por meio da Espiral Formativa em uma pesquisa de doutorado intitulada "As potencialidades da Espiral Formativa na formação inicial e continuada de professores de Matemática: um processo reflexivo e colaborativo no movimento de pesquisar e formar". Esta pesquisa foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), vinculada ao grupo de pesquisa Formação e Educação Matemática (FORMEM). Ela teve, como objeto de estudo, a formação de professores de Matemática, tanto inicial como continuada, com base teórica no Materialismo Histórico Dialético (MARX, 1818-1883) em uma pesquisa colaborativa (IBIAPINA, 2008). No decorrer da atividade docente, compreendemos que os professores devem considerar os conhecimentos prévios dos alunos, olhando quem são esses alunos e qual o contexto da localidade da escola. A partir daí, devemos planejar, estudar, escolher, desenvolver e ensinar, apoiados em pesquisas, metodologias, avaliações, buscando o processo ensino-aprendizagem. Contudo, seus afazeres docentes tornam-se complexos em busca desse processo ensino-aprendizagem. Sendo assim, entendemos que, cada vez mais, os professores necessitam desenvolver reflexões quanto a sua atividade docente. Portanto, no âmbito da formação docente, a Espiral Formativa é um caminho teórico-metodológico, que possibilita aos professores reflexões quanto a sua atividade docente em busca do desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem.