O presente texto tem como objetivo apresentar as analises e as reflexões acerca das contribuições do programa residência pedagógica na formação de professores de química, com ênfase na melhoria da prática docente e na construção da identidade profissional durante o programa. Realizamos uma abordagem sobre os obstáculos enfrentados durante esse processo, como a falta de recursos nas escolas, as lacunas na formação dos professores, bem como a importância da pratica docente e do residência pedagógica. Destacamos que o programa de residência pedagógica desempenha um papel importante ao proporcionar aos residentes a oportunidade de vivenciar o ambiente escolar, acompanhar as rotinas dos professores e interagir diretamente com os alunos. Além disso, os residentes participam de treinamentos que promovem a reflexão crítica e a atenção no processo ensino-aprendizagem. Os resultados deste estudo indicam que o programa tem sido muito eficaz na formação de professores de química. Visto que, a vivência em ambiente escolar contribui para o aprimoramento das práticas pedagógicas e a construção da identidade profissional dos residentes, permitindo que reflitam sobre o seu papel de educadores e sobre a articulação entre teoria e pratica no ensino da disciplina de química, visando superar os diversos desafios enfrentados diariamente no ensino dessa disciplina.