Com o objetivo de propor reflexões sobre os impactos da implementação do Novo Ensino Médio para o contexto educacional do nosso país, essa pesquisa, de cunho qualitativo, utilizou-se de análises da Base Nacional Curricular, aprovada pela Lei nº 13.415/ 2017, procedente da Medida Provisória nº 746/2016, da PEC 55/2016, adotada durante o governo do presidente Michel Temer, filiado ao partido Movimento Democrático Brasileiro (MDB), além de entrevistas semiestruturadas com três professores que lecionam em escolas da rede pública, nessa modalidade de ensino, no estado do Rio de Janeiro. A partir da análise de conteúdo das entrevistas realizadas com os docentes foi possível compreender a posição de insatisfação dos mesmos, relacionado a alguns princípios: i) ausência de discussões sobre a implementação da reforma curricular; ii) implicações da implementação no que tange ao currículo, iii) formação discente e prática docente; iv) condições estruturais das escolas públicas e privadas para atenderem às novas demandas; v) dificuldade de acesso às universidades por parte dos jovens da classe trabalhadora e; vi) formação docente como forma de instrumentalização para atuarem no atual cenário educacional. Dessa maneira, esse estudo contribuiu para identificar as implicações dessa reforma na educação brasileira e compreender os motivos pelos quais esse modelo educacional não contribui para um cenário educacional de qualidade.