Os jogos podem se configurar como espaço ideal para construção do conhecimento, na medida em que se apresentam como um recurso facilitador no processo de ensino-aprendizagem despertando o interesse do aluno, e possibilitando novas descobertas. Nesse sentido, este texto objetiva descrever o processo de elaboração de um jogo didático com a temática de resíduos sólidos e analisar a sua aplicação em turma do 6° ano do ensino fundamental II. O jogo foi elaborado por estudantes do curso de licenciatura em ciências biológicas e aplicado na turma do 6º ano da Escola Municipal Plácido de Almeida, localizada em Cabedelo, Paraíba, no ano de 2022. O jogo foi concebido tomando como contribuição de Lopes (2015); Abramovay, Speranza, Petitgard (2013) e Antunes (1998), dentre outros autores. O jogo abordou a importância da coleta seletiva e sua contribuição para o reaproveitamento e a reciclagem dos resíduos sólidos. A atividade com os estudantes do 6° ano compreendeu 2 momentos: primeiro foi realizada apresentação e debate sobre o tema resíduos sólidos afim de estimular a interação da turma e trazer reflexões socioambientais; posteriormente, dividiu-se a turma em duas equipes, que deveriam colocar os resíduos nos cestos identificados com as cores referentes à coleta seletiva. Após isso, os alunos escolheram cartões com perguntas previamente elaboradas sobre o assunto para responder e discutir com a turma. Notou-se que os alunos tiveram bastante interesse na aula, pois eles foram participativos e interativos na execução do jogo, incluindo alunos com deficiência, cuja participação nas aulas exige práticas de ensino diferenciadas. Compreendeu-se que o jogo estimulou a curiosidade e o interesse do aluno em participar, além de torná-lo ativo no processo de ensino-aprendizagem. Dessa forma, é importante destacar o lúdico como uma ferramenta de aprendizagem e analisar como potencializar seus resultados.