Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM: RELATO DA ELABORAÇÃO E APLICAÇÃO DE JOGO SOBRE RESÍDUOS SÓLIDOS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL II

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Os jogos podem se configurar como espaço ideal para construção do conhecimento, na medida em que se apresentam como um recurso facilitador no processo de ensino-aprendizagem despertando o interesse do aluno, e possibilitando novas descobertas. Nesse sentido, este texto objetiva descrever o processo de elaboração de um jogo didático com a temática de resíduos sólidos e analisar a sua aplicação em turma do 6° ano do ensino fundamental II. O jogo foi elaborado por estudantes do curso de licenciatura em ciências biológicas e aplicado na turma do 6º ano da Escola Municipal Plácido de Almeida, localizada em Cabedelo, Paraíba, no ano de 2022. O jogo foi concebido tomando como contribuição de Lopes (2015); Abramovay, Speranza, Petitgard (2013) e Antunes (1998), dentre outros autores. O jogo abordou a importância da coleta seletiva e sua contribuição para o reaproveitamento e a reciclagem dos resíduos sólidos. A atividade com os estudantes do 6° ano compreendeu 2 momentos: primeiro foi realizada apresentação e debate sobre o tema resíduos sólidos afim de estimular a interação da turma e trazer reflexões socioambientais; posteriormente, dividiu-se a turma em duas equipes, que deveriam colocar os resíduos nos cestos identificados com as cores referentes à coleta seletiva. Após isso, os alunos escolheram cartões com perguntas previamente elaboradas sobre o assunto para responder e discutir com a turma. Notou-se que os alunos tiveram bastante interesse na aula, pois eles foram participativos e interativos na execução do jogo, incluindo alunos com deficiência, cuja participação nas aulas exige práticas de ensino diferenciadas. Compreendeu-se que o jogo estimulou a curiosidade e o interesse do aluno em participar, além de torná-lo ativo no processo de ensino-aprendizagem. Dessa forma, é importante destacar o lúdico como uma ferramenta de aprendizagem e analisar como potencializar seus resultados.

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