A educação é um dos pilares para o desenvolvimento de uma sociedade. No Brasil, ela tem sido um tema norteador de interesses, uma vez que ainda existem muitos desafios a serem superados para que se possa alcançar padrões de qualidade, equidade e igualdade para todos os seguimentos educativos. Nesse interim, o artigo tem como objetivo principal discutir a influência das tecnologias presentes na educação e sua relevância no processo de democratização das escolas do Brasil. Para alcançar esse objetivo, os seguintes objetivos específicos foram estabelecidos: I - Identificar as principais tendências e desafios da tecnologia na educação; II - Analisar a evolução do ensino no Brasil, destacando as principais políticas e práticas adotadas ao longo do tempo; III - Discutir o papel da escola pública na promoção de uma educação de qualidade e igualitária; IV - Propor medidas para aprimorar a utilização da tecnologia na educação e fortalecer o papel da escola pública na democratização da educação brasileira. Para o desenvolvimento desses objetivos utilizou-se a seguinte questão-norteadora: Qual o papel das tecnologias na educação na democratização da educação brasileira? A justificativa deste trabalho se dá pela importância do tema da influência da tecnologia na educação e do papel da escola pública na democratização da educação brasileira. A metodologia utilizada neste trabalho foi a pesquisa bibliográfica. Para a realização da pesquisa bibliográfica, foram selecionados artigos, livros e teses que discutem a temática da tecnologia na educação, além de autores como Almeida (2017), Pinto (2019), Paulo Freire (1996), entre outros. Diante dos resultados apresentados, é possível concluir que a tecnologia tem um potencial significativo para aprimorar a educação, no entanto, é preciso garantir que a escola pública possa utilizar essas ferramentas de forma efetiva e equitativa, promovendo uma educação de qualidade e igualitária para todos os brasileiros.