A INFLUÊNCIA DA TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO: A EVOLUÇÃO DO ENSINO NO BRASIL E O PAPEL DA ESCOLA PÚBLICA NA DEMOCRATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 97411 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3672 "inscrito_id" => 12176 "titulo" => "A INFLUÊNCIA DA TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO: A EVOLUÇÃO DO ENSINO NO BRASIL E O PAPEL DA ESCOLA PÚBLICA NA DEMOCRATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA" "resumo" => "A educação é um dos pilares para o desenvolvimento de uma sociedade. No Brasil, ela tem sido um tema norteador de interesses, uma vez que ainda existem muitos desafios a serem superados para que se possa alcançar padrões de qualidade, equidade e igualdade para todos os seguimentos educativos. Nesse interim, o artigo tem como objetivo principal discutir a influência das tecnologias presentes na educação e sua relevância no processo de democratização das escolas do Brasil. Para alcançar esse objetivo, os seguintes objetivos específicos foram estabelecidos: I - Identificar as principais tendências e desafios da tecnologia na educação; II - Analisar a evolução do ensino no Brasil, destacando as principais políticas e práticas adotadas ao longo do tempo; III - Discutir o papel da escola pública na promoção de uma educação de qualidade e igualitária; IV - Propor medidas para aprimorar a utilização da tecnologia na educação e fortalecer o papel da escola pública na democratização da educação brasileira. Para o desenvolvimento desses objetivos utilizou-se a seguinte questão-norteadora: Qual o papel das tecnologias na educação na democratização da educação brasileira? A justificativa deste trabalho se dá pela importância do tema da influência da tecnologia na educação e do papel da escola pública na democratização da educação brasileira. A metodologia utilizada neste trabalho foi a pesquisa bibliográfica. Para a realização da pesquisa bibliográfica, foram selecionados artigos, livros e teses que discutem a temática da tecnologia na educação, além de autores como Almeida (2017), Pinto (2019), Paulo Freire (1996), entre outros. Diante dos resultados apresentados, é possível concluir que a tecnologia tem um potencial significativo para aprimorar a educação, no entanto, é preciso garantir que a escola pública possa utilizar essas ferramentas de forma efetiva e equitativa, promovendo uma educação de qualidade e igualitária para todos os brasileiros." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID12176_TB3672_10102023221010.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAFAEL OLIVEIRA RESENDE" "autor_nome_curto" => "RAFAEL OLIVEIRA" "autor_email" => "rafaeloliveira.ufpb@gmail" "autor_ies" => "FACULDADE SERRA DO CARMO (FASEC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 97411 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3672 "inscrito_id" => 12176 "titulo" => "A INFLUÊNCIA DA TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO: A EVOLUÇÃO DO ENSINO NO BRASIL E O PAPEL DA ESCOLA PÚBLICA NA DEMOCRATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA" "resumo" => "A educação é um dos pilares para o desenvolvimento de uma sociedade. No Brasil, ela tem sido um tema norteador de interesses, uma vez que ainda existem muitos desafios a serem superados para que se possa alcançar padrões de qualidade, equidade e igualdade para todos os seguimentos educativos. Nesse interim, o artigo tem como objetivo principal discutir a influência das tecnologias presentes na educação e sua relevância no processo de democratização das escolas do Brasil. Para alcançar esse objetivo, os seguintes objetivos específicos foram estabelecidos: I - Identificar as principais tendências e desafios da tecnologia na educação; II - Analisar a evolução do ensino no Brasil, destacando as principais políticas e práticas adotadas ao longo do tempo; III - Discutir o papel da escola pública na promoção de uma educação de qualidade e igualitária; IV - Propor medidas para aprimorar a utilização da tecnologia na educação e fortalecer o papel da escola pública na democratização da educação brasileira. Para o desenvolvimento desses objetivos utilizou-se a seguinte questão-norteadora: Qual o papel das tecnologias na educação na democratização da educação brasileira? A justificativa deste trabalho se dá pela importância do tema da influência da tecnologia na educação e do papel da escola pública na democratização da educação brasileira. A metodologia utilizada neste trabalho foi a pesquisa bibliográfica. Para a realização da pesquisa bibliográfica, foram selecionados artigos, livros e teses que discutem a temática da tecnologia na educação, além de autores como Almeida (2017), Pinto (2019), Paulo Freire (1996), entre outros. Diante dos resultados apresentados, é possível concluir que a tecnologia tem um potencial significativo para aprimorar a educação, no entanto, é preciso garantir que a escola pública possa utilizar essas ferramentas de forma efetiva e equitativa, promovendo uma educação de qualidade e igualitária para todos os brasileiros." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID12176_TB3672_10102023221010.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAFAEL OLIVEIRA RESENDE" "autor_nome_curto" => "RAFAEL OLIVEIRA" "autor_email" => "rafaeloliveira.ufpb@gmail" "autor_ies" => "FACULDADE SERRA DO CARMO (FASEC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }