Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

MATERNIDADE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: UM ESTUDO SOBRE A PERMANÊNCIA ESTUDANTIL DAS DISCENTES MÃES DO IFCE CAMPUS SOBRAL

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A escolarização feminina ocorreu tardiamente, haja vista que as primeiras classes femininas de ensino profissionalizante surgiram apenas em 1881. Atualmente, segundo dados oficiais da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT), as mulheres ocupam a maioria das vagas existentes. Tal realidade não ocorre no Ceará pois, em 2021, 48,27% das matrículas eram de mulheres. Justifica-se a relevância do tema, considerando-se o Programa Nacional de Assistência Estudantil, objetivando fortalecer a permanência e êxito dos/as discentes, as auditorias do TCU dos anos de 2011 e 2012, que ensejaram a criação dos Planos de Permanência e Êxito dos Institutos Federais, a Política de Assistência Estudantil e o Regulamento de Auxílios Estudantis do IFCE. Intercalando à maternidade, percebe-se sua relevância ao observar a existência de um projeto de lei para este público (PL 1152/22), o qual versa sobre o acolhimento de gestantes, puérperas e mães de crianças e adolescentes em ambiente universitário, bem como a necessidade de ampliar estudos sobre a realidade das mães. Assim, tem-se como objetivo geral investigar os fatores que impactam na permanência e êxito estudantil das mães matriculadas no IFCE campus Sobral e específicos: estimar a quantidade de alunas com filhos estão matriculadas no campus; elaborar o perfil socioeconômico e acadêmico das discentes mães; analisar quais estratégias de permanência estudantil as estudantes com filhos adotam; elaborar uma cartilha com sugestões de ações institucionais para o fortalecimento da permanência e do êxito de discentes mães. O estudo consistirá numa pesquisa aplicada e utilizará como procedimentos técnicos a pesquisa bibliográfica-documental, questionário eletrônico e entrevistas semiestruturadas. Os dados quantitativos serão tabulados pela Planilha do Google e os dados qualitativos serão interpretados utilizando-se o Materialismo Histórico Dialético. O referencial teórico está ancorado em de Badinter (1985), Mendes (2020), Santos (2014), Gaioso (2005), Baggi e Lopes (2011), Charlot (2000).

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