O presente estudo, de cujo título: Práticas Avaliativas no Pós-Pandemia no Ensino Fundamental em São Luís do Piauí tem como objetivo investigar os processos avaliativos de docentes no período da Pandemia do Covid-19, considerando sua trajetória, os desafios que alguns dos professores das instituições públicas de ensino fundamental vivenciaram. A pesquisa se justifica em investigar a profissionalidade utilizada no contexto pandêmico em que os educadores tiveram que aprender novas metodologias, diversificando e manuseando, por exemplo, plataformas digitais no ensino virtual. Estas se tornaram mais desafiadoras no momento da avaliação da aprendizagem. A pesquisa, no seu percurso metodológico, optou-se pela abordagem qualitativa, em conformidade com Minayo (2014) apresentando a realidade da sala de aula diante do cenário desafiador. Também fez-se uso de uma revisão bibliográfica e de campo, fazendo uso de instrumento de coleta de dados um questionário com questões abertas e fechadas. Como base teórica, buscou-se fundamentação inspirada em autores, como: Luckesi (2011) Hoffmann (2019) e Vasconcellos (2000), dentre outros, dando a este estudo o seu caráter de cientificidade necessário. Como resultados deste trabalho, apontam que o ato avaliativo teve que sofrer alterações, pois a se considerar as novas ferramentas para este fim, como: as plataformas digitais, Google Meet, Zoom, dentre outros, foram instrumentos inovadores e essenciais em meio à pandemia. As metodologias adotadas pelas escolas nem sempre obtiveram sucesso em suas empreitadas, pois deixaram a desejar em inúmeros aspectos, sobretudo pela falta de orientação e acompanhamento dos órgãos responsáveis pela educação, por vezes ocultando aprendizagens.