Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

MECANISMOS HOMEOSTÁTICOS NO HOMEM

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 99692
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 6636
    "inscrito_id" => 16965
    "titulo" => "MECANISMOS HOMEOSTÁTICOS NO HOMEM"
    "resumo" => "O trabalho teve como objetivo demonstrar a presença de mecanismos de regulação das funções orgânicas, com foco na homeostase humana. O estudo foi realizado com uma turma de 3º ano do ensino médio, incluindo aulas dialogadas, sequência experimental, análise dos dados obtidos e estudo dirigido. Primeiro foi realizada uma roda de conversa sobre a Copa do Mundo de Futebol, com o intuito de despertar o interesse dos alunos e relacionar o tema com aspectos científicos, como os impactos da alta altitude nos jogadores e a capacidade de adaptação dos times nativos dessas regiões. Em seguida, foi proposto um experimento para verificar os mecanismos de regulação da frequência cardíaca, respiratória, temperatura corporal e pH bucal durante e após o esforço físico. Divididos em grupos, definiram-se as tarefas e os dados a serem coletados. Os voluntários realizaram uma corrida e, antes e após o exercício, duas coletas de dados foram feitas. Após um período de descanso, a última coleta foi realizada. Os dados obtidos foram reunidos em uma planilha e analisados pelos alunos, que fizeram observações, comparações e levantaram hipóteses para explicar os resultados. Na etapa final, foi realizado um estudo dirigido, em que os alunos responderam a um questionário, usando o livro didático e dados obtidos na aula prática como referência. A avaliação do trabalho foi feita com base na participação dos estudantes durante as atividades práticas, a atividade escrita e os debates. A sequência didática investigativa sobre homeostase nos seres humanos foi considerada relevante, pois permitiu a contextualização do conteúdo de forma dinâmica. O estudo mostrou a importância dos mecanismos de regulação das funções orgânicas para manter a homeostase no corpo humano. Os resultados obtidos contribuíram para a compreensão dos alunos sobre como o organismo se adapta e busca equilíbrio diante de situações como o esforço físico."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID16965_TB6636_02102023105818.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAQUEL PEREIRA DE MELO"
    "autor_nome_curto" => "Raquel Pereira"
    "autor_email" => "quequelmelo@hotmail.com"
    "autor_ies" => "FACULDADES INTEGRADAS DE PATOS (FIP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 99692
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 6636
    "inscrito_id" => 16965
    "titulo" => "MECANISMOS HOMEOSTÁTICOS NO HOMEM"
    "resumo" => "O trabalho teve como objetivo demonstrar a presença de mecanismos de regulação das funções orgânicas, com foco na homeostase humana. O estudo foi realizado com uma turma de 3º ano do ensino médio, incluindo aulas dialogadas, sequência experimental, análise dos dados obtidos e estudo dirigido. Primeiro foi realizada uma roda de conversa sobre a Copa do Mundo de Futebol, com o intuito de despertar o interesse dos alunos e relacionar o tema com aspectos científicos, como os impactos da alta altitude nos jogadores e a capacidade de adaptação dos times nativos dessas regiões. Em seguida, foi proposto um experimento para verificar os mecanismos de regulação da frequência cardíaca, respiratória, temperatura corporal e pH bucal durante e após o esforço físico. Divididos em grupos, definiram-se as tarefas e os dados a serem coletados. Os voluntários realizaram uma corrida e, antes e após o exercício, duas coletas de dados foram feitas. Após um período de descanso, a última coleta foi realizada. Os dados obtidos foram reunidos em uma planilha e analisados pelos alunos, que fizeram observações, comparações e levantaram hipóteses para explicar os resultados. Na etapa final, foi realizado um estudo dirigido, em que os alunos responderam a um questionário, usando o livro didático e dados obtidos na aula prática como referência. A avaliação do trabalho foi feita com base na participação dos estudantes durante as atividades práticas, a atividade escrita e os debates. A sequência didática investigativa sobre homeostase nos seres humanos foi considerada relevante, pois permitiu a contextualização do conteúdo de forma dinâmica. O estudo mostrou a importância dos mecanismos de regulação das funções orgânicas para manter a homeostase no corpo humano. Os resultados obtidos contribuíram para a compreensão dos alunos sobre como o organismo se adapta e busca equilíbrio diante de situações como o esforço físico."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID16965_TB6636_02102023105818.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAQUEL PEREIRA DE MELO"
    "autor_nome_curto" => "Raquel Pereira"
    "autor_email" => "quequelmelo@hotmail.com"
    "autor_ies" => "FACULDADES INTEGRADAS DE PATOS (FIP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O trabalho teve como objetivo demonstrar a presença de mecanismos de regulação das funções orgânicas, com foco na homeostase humana. O estudo foi realizado com uma turma de 3º ano do ensino médio, incluindo aulas dialogadas, sequência experimental, análise dos dados obtidos e estudo dirigido. Primeiro foi realizada uma roda de conversa sobre a Copa do Mundo de Futebol, com o intuito de despertar o interesse dos alunos e relacionar o tema com aspectos científicos, como os impactos da alta altitude nos jogadores e a capacidade de adaptação dos times nativos dessas regiões. Em seguida, foi proposto um experimento para verificar os mecanismos de regulação da frequência cardíaca, respiratória, temperatura corporal e pH bucal durante e após o esforço físico. Divididos em grupos, definiram-se as tarefas e os dados a serem coletados. Os voluntários realizaram uma corrida e, antes e após o exercício, duas coletas de dados foram feitas. Após um período de descanso, a última coleta foi realizada. Os dados obtidos foram reunidos em uma planilha e analisados pelos alunos, que fizeram observações, comparações e levantaram hipóteses para explicar os resultados. Na etapa final, foi realizado um estudo dirigido, em que os alunos responderam a um questionário, usando o livro didático e dados obtidos na aula prática como referência. A avaliação do trabalho foi feita com base na participação dos estudantes durante as atividades práticas, a atividade escrita e os debates. A sequência didática investigativa sobre homeostase nos seres humanos foi considerada relevante, pois permitiu a contextualização do conteúdo de forma dinâmica. O estudo mostrou a importância dos mecanismos de regulação das funções orgânicas para manter a homeostase no corpo humano. Os resultados obtidos contribuíram para a compreensão dos alunos sobre como o organismo se adapta e busca equilíbrio diante de situações como o esforço físico.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.