O estudo é um relato de experiência desenvolvido no Centro de Ensino Médio Bom Jesus, localizado na cidade de Gurupi, estado do Tocantins, Brasil. O objetivo foi de relatar a experiência dos estudantes da 1ª à 3ª séries do Novo Ensino Médio (NEM) na disciplina eletiva “Vozes do passado no presente: diversidade cultural indígena no Tocantins”. A proposta do NEM possui 1.800 horas de conteúdo das áreas de conhecimento e 1.200 horas de conteúdo dos itinerários formativos. No caso dessa disciplina eletiva a escola, apoiou-se em um projeto de pesquisa realizado pela Universidade de Gurupi - UNIRG, realizando um termo de cooperação na oferta. Os estudantes a partir do itinerário formativo, fizeram a matrícula e um total de trinta e dois estudantes cursam a referida eletiva. Dentro das aulas da disciplina, além das discussões acerca de entenderem o projeto da instituição parceira, há o intercâmbio com a comunidade indígena do povo Javaé, os mesmos vivem na ilha do bananal, estado do Tocantins. Há uma troca de experiências entre estudantes das escolas da Aldeia Canuanã e Boa Esperança, os estudantes realizam oficinas e pesquisas nas aldeias e os estudantes das aldeias realizam atividades e visitas no Centro de Ensino Bom Jesus. O intercâmbio oportuniza o conhecimento da cultura e costumes dos povos indígenas, troca de experiências, relatos de vida e uma ampliação no desenvolvimento, com foco na história e a valorização da história do estado com destaque à cultura indígena do povo Javaé. No dia 18/05/2023 no campus da universidade ocorreu uma roda de conversa, na qual os estudantes do Centro de Ensino Médio Bom Jesus, apresentaram em forma de seminário suas pesquisas e os achados, demonstrando que a disciplina abre horizontes para a área da pesquisa acadêmica no Novo Ensino Médio.