O uso de recursos visuais com foco nos desenhos animados se apresenta como metodologias ativas na aprendizagem e compartilhamento de saberes, através da relação com a realidade do professor e dos discentes e o lúdico apresentado nestes materiais. Nessa direção, o trabalho acerca de metodologias inovadoras envolve tendência pedagógica progressista, visando-se dinamizar as possibilidades do processo de ensino-aprendizagem. Além disso, diante da realidade posta pela pandemia e a incorporação, de certa forma, forçada de recursos digitais, essa mudança se torna mais presente ao retorno das aulas presenciais. Assim, visando-se atrair o foco dos alunos em torno de conceitos importantes, aponta-se a necessidade de interligar as novas perspectivas de ensino ao estudo sobre educação ambiental, uma vez que, a problemática se faz presente no cotidiano da sociedade. Sendo assim, o presente estudo buscou-se analisar a utilidade de recursos tecnológicos, em foco nos filmes de desenho animado, como forma alternativa na construção da aprendizagem, tendo como participantes alunos do último ano da Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Pintor Manuel Bandeira. Tendo-se por base os resultados exitosos na construção de saberes escolares, indica-se ampliação gradativa da inserção da utilização de filmes animados no ensino de ciências nas escolas, com vistas ao exercício permanente da ação-reflexão-ação em defesa do meio ambiente.