No decorrer dos anos, os processos de ensino e aprendizagem de Matemática têm sido considerados desafiadores e pouco atrativos para os alunos. As abordagens de ensino da disciplina não tem conseguido despertar interesse e curiosidade dos estudantes, chegando a serem rotuladas como ineficazes. O presente trabalho objetiva relatar a construção e execução de uma Sequência Didática (SD) sobre o conteúdo de trigonometria do triângulo retângulo e ciclo trigonométrico, explorando a introdução de tópicos sobre a forma polar de um numero complexo. A construção da proposta apoiou-se nas contribuições teóricas de Zabala (2014) e Grando (2004) e foi realizada no âmbito do Programa Residência Pedagógica, com o objetivo de reforçar a aprendizagem discente e estimular sua motivação em relação aos conteúdos abordados, com 32 alunos do quinto semestre do curso de Ensino Médio Integrado a Mecânica de 11 a 25 de maio de 2023. A estruturação das atividades considerou a interconexão teoria e prática, com foco na construção conjunta do conhecimento. Durante a realização da SD, os alunos foram incentivados a explorar os conceitos trigonométricos por meio de atividades práticas e resolução de problemas contextualizados. Uma característica da SD foi o envolvimento ativo dos alunos na construção do ciclo trigonométrico que foi utilizado durante as aulas. Essa abordagem colaborativa não apenas proporcionou aos estudantes senso de responsabilidade sobre o processo de aprendizagem, mas também promoveu a compreensão dos conceitos estudados. Os resultados da implementação da SD foram avaliados por meio de observações de aula, análise de trabalhos produzidos pelos alunos e feedbacks qualitativos. Evidenciou-se maior interesse dos estudantes pela trigonometria, bem como melhoria na proficiência quanto a resolução de problemas trigonométricos e no uso correto das relações do ciclo trigonométrico e do triângulo retângulo.