Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

QUÍMICA DO SOLO: UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR PARA O ENSINO MÉDIO

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 14 - Educação Ambiental
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 97993
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 4453
    "inscrito_id" => 11317
    "titulo" => "QUÍMICA DO SOLO: UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR PARA O ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "A disciplina eletiva “Horta na escola: Bio-Química em ação” foi ofertada para 35 alunos do 1º ano e 2º ano do ensino médio, da Escola Centro Estadual Experimental de Ensino-aprendizagem Sesquicentenário em João Pessoa-PB. O ensino da Química do Solo foi apresentado utilizando-se conceitos simples que envolvem Química e Biologia numa abordagem interdisciplinar. Este projeto envolveu a participação de residentes dos cursos de licenciatura em Química e Biologia da Universidade Federal da Paraíba, de março a junho de 2023. Os temas abordados foram: solos - características químicas e biológicas; compostagem - conceitos bioquímicos; estrutura celular vegetal; sementes, tipos de plantio; características das hortaliças, manutenção da horta, envolvendo aulas teóricas, experimentais e de campo. Em uma das atividades foi aplicada a metodologia rotação em 3 estações: 1. jogo - compostagem e solos; 2. experimental - análise do solo e 3. montagem de modelos moleculares. Inicialmente, foi aplicado um questionário para avaliar as concepções prévias dos estudantes sobre os temas e obteve-se o seguinte resultado: 60% dos alunos desconheciam a composição do solo; 49% compreendiam que o solo é importante para o ecossistema terrestre; 63% dos estudantes não faziam associação da Química ao solo; 86% não compreendiam sobre o processo natural da compostagem; 49% dos participantes entendiam a importância do tipo de solo para agricultura. Ao final da disciplina, mais de 90% dos estudantes acertaram estas mesmas questões, atribuíram nota 10 a esta eletiva e demonstraram que pretendem continuar no segundo semestre. Os estudantes participaram ativamente de todas atividades e relataram que as aulas experimentais foram importantes para o aprendizado e que se sentiam motivados a cultivar as hortaliças e ter contato com a natureza."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID11317_TB4453_20112023111013.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GEYSA DOS SANTOS SALVINO"
    "autor_nome_curto" => "Geysa dos Santo"
    "autor_email" => "geysasantossalvino2019@gm"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 97993
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 4453
    "inscrito_id" => 11317
    "titulo" => "QUÍMICA DO SOLO: UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR PARA O ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "A disciplina eletiva “Horta na escola: Bio-Química em ação” foi ofertada para 35 alunos do 1º ano e 2º ano do ensino médio, da Escola Centro Estadual Experimental de Ensino-aprendizagem Sesquicentenário em João Pessoa-PB. O ensino da Química do Solo foi apresentado utilizando-se conceitos simples que envolvem Química e Biologia numa abordagem interdisciplinar. Este projeto envolveu a participação de residentes dos cursos de licenciatura em Química e Biologia da Universidade Federal da Paraíba, de março a junho de 2023. Os temas abordados foram: solos - características químicas e biológicas; compostagem - conceitos bioquímicos; estrutura celular vegetal; sementes, tipos de plantio; características das hortaliças, manutenção da horta, envolvendo aulas teóricas, experimentais e de campo. Em uma das atividades foi aplicada a metodologia rotação em 3 estações: 1. jogo - compostagem e solos; 2. experimental - análise do solo e 3. montagem de modelos moleculares. Inicialmente, foi aplicado um questionário para avaliar as concepções prévias dos estudantes sobre os temas e obteve-se o seguinte resultado: 60% dos alunos desconheciam a composição do solo; 49% compreendiam que o solo é importante para o ecossistema terrestre; 63% dos estudantes não faziam associação da Química ao solo; 86% não compreendiam sobre o processo natural da compostagem; 49% dos participantes entendiam a importância do tipo de solo para agricultura. Ao final da disciplina, mais de 90% dos estudantes acertaram estas mesmas questões, atribuíram nota 10 a esta eletiva e demonstraram que pretendem continuar no segundo semestre. Os estudantes participaram ativamente de todas atividades e relataram que as aulas experimentais foram importantes para o aprendizado e que se sentiam motivados a cultivar as hortaliças e ter contato com a natureza."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID11317_TB4453_20112023111013.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GEYSA DOS SANTOS SALVINO"
    "autor_nome_curto" => "Geysa dos Santo"
    "autor_email" => "geysasantossalvino2019@gm"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A disciplina eletiva “Horta na escola: Bio-Química em ação” foi ofertada para 35 alunos do 1º ano e 2º ano do ensino médio, da Escola Centro Estadual Experimental de Ensino-aprendizagem Sesquicentenário em João Pessoa-PB. O ensino da Química do Solo foi apresentado utilizando-se conceitos simples que envolvem Química e Biologia numa abordagem interdisciplinar. Este projeto envolveu a participação de residentes dos cursos de licenciatura em Química e Biologia da Universidade Federal da Paraíba, de março a junho de 2023. Os temas abordados foram: solos - características químicas e biológicas; compostagem - conceitos bioquímicos; estrutura celular vegetal; sementes, tipos de plantio; características das hortaliças, manutenção da horta, envolvendo aulas teóricas, experimentais e de campo. Em uma das atividades foi aplicada a metodologia rotação em 3 estações: 1. jogo - compostagem e solos; 2. experimental - análise do solo e 3. montagem de modelos moleculares. Inicialmente, foi aplicado um questionário para avaliar as concepções prévias dos estudantes sobre os temas e obteve-se o seguinte resultado: 60% dos alunos desconheciam a composição do solo; 49% compreendiam que o solo é importante para o ecossistema terrestre; 63% dos estudantes não faziam associação da Química ao solo; 86% não compreendiam sobre o processo natural da compostagem; 49% dos participantes entendiam a importância do tipo de solo para agricultura. Ao final da disciplina, mais de 90% dos estudantes acertaram estas mesmas questões, atribuíram nota 10 a esta eletiva e demonstraram que pretendem continuar no segundo semestre. Os estudantes participaram ativamente de todas atividades e relataram que as aulas experimentais foram importantes para o aprendizado e que se sentiam motivados a cultivar as hortaliças e ter contato com a natureza.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.