A disciplina eletiva “Horta na escola: Bio-Química em ação” foi ofertada para 35 alunos do 1º ano e 2º ano do ensino médio, da Escola Centro Estadual Experimental de Ensino-aprendizagem Sesquicentenário em João Pessoa-PB. O ensino da Química do Solo foi apresentado utilizando-se conceitos simples que envolvem Química e Biologia numa abordagem interdisciplinar. Este projeto envolveu a participação de residentes dos cursos de licenciatura em Química e Biologia da Universidade Federal da Paraíba, de março a junho de 2023. Os temas abordados foram: solos - características químicas e biológicas; compostagem - conceitos bioquímicos; estrutura celular vegetal; sementes, tipos de plantio; características das hortaliças, manutenção da horta, envolvendo aulas teóricas, experimentais e de campo. Em uma das atividades foi aplicada a metodologia rotação em 3 estações: 1. jogo - compostagem e solos; 2. experimental - análise do solo e 3. montagem de modelos moleculares. Inicialmente, foi aplicado um questionário para avaliar as concepções prévias dos estudantes sobre os temas e obteve-se o seguinte resultado: 60% dos alunos desconheciam a composição do solo; 49% compreendiam que o solo é importante para o ecossistema terrestre; 63% dos estudantes não faziam associação da Química ao solo; 86% não compreendiam sobre o processo natural da compostagem; 49% dos participantes entendiam a importância do tipo de solo para agricultura. Ao final da disciplina, mais de 90% dos estudantes acertaram estas mesmas questões, atribuíram nota 10 a esta eletiva e demonstraram que pretendem continuar no segundo semestre. Os estudantes participaram ativamente de todas atividades e relataram que as aulas experimentais foram importantes para o aprendizado e que se sentiam motivados a cultivar as hortaliças e ter contato com a natureza.