Este trabalho resulta das reflexões docentes proporcionadas pela participação em um grupo de professores do Ensino Superior que atuam numa perspectiva de trabalho colaborativo em Álgebra Linear e que impactaram a prática de um dos seus membros na disciplina de Cálculo Diferencial e Integral II (CDI-2). A partir das interações entre o grupo, surgiram inquietações sobre quais mudanças poderiam ser efetuadas na prática do professor de CDI-2 com vistas a promover um maior engajamento dos estudantes com sua aprendizagem. Uma das alternativas encontradas consistiu na adoção de uma metodologia de avaliação formativa, que propiciasse aos estudantes a identificar lacunas existentes em sua aprendizagem e os estimulassem a desenvolver habilidades e competências a partir da resolução de tarefas matemáticas, bem como fornecesse subsídios ao professor para orientar sua prática a partir das dificuldades enfrentadas pelos alunos. Nesse contexto, este artigo tem como objetivo investigar o potencial formativo de tarefas matemáticas, mediadas por tecnologia, na aprendizagem em CDI-2. Pela natureza do objetivo, adotamos uma abordagem qualitativa e interpretativa, buscando compreender o potencial da utilização de tarefas matemáticas como instrumento de avaliação formativa no Ensino Superior. Neste artigo, analisamos os dados coletados com a aplicação de tarefas avaliativas, integradas à plataforma Moodle, em duas turmas de CDI-2 de uma universidade pública brasileira, e as impressões de 21 estudantes sobre a funcionalidade das ferramentas tecnológicas adotadas e as potencialidades e fragilidades de tal metodologia avaliativa em sua formação, recolhidas por meio de questionário eletrônico. Os resultados indicam o potencial formativo das tarefas matemáticas, com destaque para a sua utilização pelos estudantes como instrumento para revisão dos conteúdos, identificação das suas principais dificuldades e incentivo para discussão de dúvidas com colegas e o professor a partir dos feedbacks fornecidos, fatores que, em conjunto, podem estimular um maior envolvimento dos estudantes com sua aprendizagem em CDI-2.