O trabalho tem como objetivo propor atividades que levem em conta os gêneros discursivos digitais em uma teoria sociointeracionista da linguagem, em consonância com as orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) (1998), da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (2018) para o ensino de língua portuguesa, das considerações de Bakhtin/Volochínov (2014) e Bakhtin (2016) para a teoria sociointeracionista da linguagem e ainda das falas de Magda Soares (2012) sobre letramento e David Crystal (2005) que trata sobre a revolução da linguagem. O artigo será dividido em quatro capítulos. No primeiro faremos uma breve análise sobre o ensino da língua portuguesa, destacando as teorias linguísticas que influenciavam o ensino. No segundo capítulo daremos ênfase à teoria sociointeracionista da linguagem, trazendo as principais considerações propostas por Bakhtin. No terceiro capítulo vamos identificar como os gêneros discursivos digitais estão apresentados nos documentos referenciais para o ensino de língua portuguesa na educação básica, no intuito de identificar possíveis conexões entre os gêneros discursivos e a teoria proposta por Bakhtin. No quarto capítulo, apresentaremos possíveis atividades utilizando os gêneros discursivos digitais e que levem em consideração a perspectiva sociointeracionista da língua.