O leite e seus derivados são alimentos amplamente consumidos. A cadeia produtiva do leite gera renda e emprego desde o produtor até o consumidor. Com importante volume de comercialização criminosos aumentam faturamento reaproveitando leite impróprio para o consumo humano. Adicionam-se substâncias afim de mascarar parâmetros de qualidade colocando estes atentando contra a saúde e ao meio ambiente. Existem adulterações de derivados como queijo tipo manteiga que consiste na adição de amido. O presente estudo justifica-se pelo fato que egressos do ensino médio não conseguem utilizar conceitos e procedimentos para ler e interpretar situações da realidade. A escola deve oferecer ao estudante de EM conceitos e ferramentas necessárias através de componentes curriculares como química e biologia entre outras, formando assim um cidadão capaz de utilizar métodos e estratégias de investigação, buscando fontes seguras de informação e conhecendo seus direitos como consumidor. O objetivo do presente estudo foi resgatar as concepções prévias de estudantes da 2ª série do EM acerca desse tema, afim de orientar uma abordagem sobre o tema construindo conceitos químicos entre outros dentro e fora da área. Utilizou-se um questionário com dez perguntas abordando a composição do leite, a função de substâncias como formol e soda cáustica adicionadas ao leite “azedo”, qual procedimento para identificar a presença de amido no queijo, direito do consumidor, etc. Observou-se que para 60% o leite é constituído de proteína, água e gordura, 80% alega não saber se a adulteração dos produtos é ruim ou não, 90% afirma há como identificar se o leite ou derivado está adulterado em casa, aparência, sabor, cheiro e consistência, etc. Os resultados mostram a necessidade de trazermos temas sociais na construção de habilidades e competências.