O trabalho teve como objetivo analisar o papel das atividades lúdicas e dinâmicas como complementação dos conteúdos teóricos no ensino de biologia. Alguns assuntos por serem abordados de forma expositiva-dialogada, necessitam em muitos casos, de complementação através de propostas lúdicas e dinâmicas, visando melhor aprendizagem dos estudantes. A Biologia no Ensino Médio possui conteúdos que abordam conceitos complexos e abstratos, podendo dificultar a compreensão dos alunos por estarem fora do limiar visual. Isso faz com que o estudante precise mobilizar significativamente a sua estrutura cognitiva, buscando entender o assunto. Diante disso, a realização de atividades que envolvam a ludicidade e/ou dinâmicas que estimulem o senso crítico e maior participação do aluno, podem colaborar com o ensino dos conteúdos biológicos. As atividades foram aplicadas pelos discentes de Licenciatura em Ciências Biológicas, que participam do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). As propostas foram desenvolvidas na sala de aula e na quadra poliesportiva da escola, com os estudantes das turmas de 3º Ano do Ensino Médio, da EREM Capitão Manoel Gomes D’Assunção, Pombos, Pernambuco. Os estudantes participaram de alguns jogos didáticos (quebra-cabeça do ciclo do carbono e baralho mendeliano) e dinâmicas (mímicas das relações ecológicas e teia ecológica com barbantes), no período de outubro/2022 a maio de 2023, visando consolidar os conteúdos teóricos abordados em sala, diminuir a abstração conceitual, estimular a reflexão na resolução de problemas, ressignificar ideias do senso comum e permitir maior envolvimento coletivo entre os estudantes. Através desse tipo de proposta, os alunos apresentaram interesse pela disciplina de Biologia, relacionando os conteúdos ministrados com situações do cotidiano e se posicionando mais ativamente, gerando resultados positivos. O desenvolvimento de atividades lúdicas e práticas nas aulas de biologia representa um recurso exponencial na compreensão de conteúdos escolares e principalmente, na relação professor-aluno e aluno-aluno.