A metodologia ativa Aprendizagem baseada em Resolução de Problemas (ABP) instiga o aluno a buscar por si só uma solução para o problema dado, criando hipóteses e aplicando sobre o problema para solucioná lo, assim o próprio aluno torna se responsável pela construção da sua resposta e acaba tendo uma maior absorção do conteúdo dado posteriormente relacionado ao problema resolvido. O presente estudo foi realizado utilizando a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Resolução de Problemas (ABP), buscando uma maior participação e aprendizagem dos estudantes no ensino da Matemática, diante dos desafios atuais enfrentados pelos educadores em relação ao ato de ensinar os conteúdos. Foi realizada uma oficina de Matemática com 28 alunos do primeiro ano do ensino médio da Escola ECI Prefeito Severino Pereira Gomes, na cidade de Baraúna- PB, durante o qual foram propostos problemas envolvendo funções afins. Os dados foram coletados e analisados por meio das resoluções entregues pelos alunos. A análise constatou que a maioria dos alunos utilizou operações de multiplicação e adição para resolver o primeiro problema, sem usar os conceitos de função afim, entretanto, ao longo da aula e após a resolução de outros problemas, cerca de 85% dos alunos conseguiram relacionar os problemas apresentados aos conceitos de função afim, demonstrando uma compreensão a respeito do tema. A principal conclusão do estudo indica que a (ABP) pode ser considerada uma metodologia eficaz para o ensino de Matemática, pois instiga os alunos a desenvolverem seu aprendizado e raciocínio lógico, ao tentarem responder questões nas quais não conhecem uma resolução mecânica.