Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

GAME PARA AUXÍLIO NO TRATAMENTO DA COMUNICAÇÃO SOCIAL E PROCESSAMENTO VISUAL DE CRIANÇAS AUTISTAS

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um transtorno do neurodesenvolvimento caracterizado pelo desenvolvimento atípico nas áreas da linguagem e comunicação, e interação social, apresentando déficits no desempenho comportamental, padrões comportamentais repetitivos e estereotipados. O TEA é uma condição geral para um grupo de desordens complexas do desenvolvimento do cérebro, antes, durante ou logo após o nascimento e caracteriza-se pela dificuldade na comunicação social, associados a comportamentos repetitivos e interesses restritos (Brentani et al, 2013). Este projeto resultou no desenvolvimento, aplicação, avaliação e análise do game intitulado ENSINO TEKA como estratégia para expansão do repertório de linguagem de crianças com TEA no contexto formal de aprendizagem. Para tanto, foi desenvolvido um jogo mobile visando a inserção da gamificação como estratégia de ensino-aprendizagem voltada para a expansão do vocabulário dos usuários seguindo as especificações do Guia de Acessibilidade de Interfaces para Autismo (GAIA). A metodologia adota foi a Applied Behavior Analysis (ABA) baseada cientificamente nos princípios fundamentais da promoção de atitudes desejadas por meio de reforços positivos. No estudo de caso demonstrou a eficácia do aplicativo para o enriquecimento do vocabulário das crianças com TEA e a necessidade da intervenção pedagógica como forma de atendar as especificidades delas, corroborando com Meyer et al. (2006) os quais afirmam a importância da individualização dos programas de intervenção, levando em conta as habilidades e limitações específicas de cada indivíduo com o referido transtorno. A pesquisa mostrou que a grau do transtorno dos usuários pode influenciar na proficiência nas habilidades exigidas pelo aplicativo, entretanto, com o acompanhamento adequado é possível melhorar a capacidade de reconhecimento e associação de imagens e sons. Tais evidências demonstram a necessidade de trabalhos futuros contendo maiores variedades de blocos de palavras e recompensas de estímulos visuais e sonoros objetivando a melhoria da usabilidade do game.

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