A BNCC surge em 2017 como um documento que estabelece algumas diretrizes aos estados brasileiros para o desenvolvimento de habilidades e competências essenciais para serem trabalhadas ao longo da educação básica no país. Já o Currículo do Ensino Médio Potiguar surge em 2022 como uma proposta específica, a partir da BNCC, de orientações para o ensino médio do estado do Rio Grande do Norte. Neste trabalho analisamos de que maneira os conteúdos de astronomia estão presentes em duas propostas curriculares atuais: a BNCC e o Currículo do Ensino Médio Potiguar. Apresentamos um olhar acerca da natureza dos conteúdos e dos objetivos pedagógicos a partir das habilidades e competências sugeridas nesses documentos. Dentre os resultados, destacamos a presença de conteúdos de astronomia relacionados à origem do Universo, ao Sistema Solar, com enfoque nos movimentos e interações gravitacionais da Terra, e evolução estelar, com enfoque na composição química das estrelas. Como objetivos pedagógicos, destacamos as propostas de análises comparativas de modelos de Universo ao longo da história, das previsões de fenômenos astronômicos e comparações entre modelos de evolução das estrelas. Ambos os documentos sugerem o uso de modelos explicativos, tanto reais quanto virtuais, através das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDICs), visando trabalhar elementos visuais da astronomia ao abordar esses conhecimentos. Embora a astronomia esteja presente em ambas as propostas curriculares analisadas, destacamos algumas limitações, tais como a falta de clareza e especificidade dos conteúdos de astronomia, a falta de propostas de recursos de baixo custo e de atividades que envolvam a observação do céu a olho nú. Por fim, acreditamos que a mera presença simplificada da astronomia nos currículos atuais analisados não garante sua abordagem adequada nas salas de aulas, o que atrela à necessidade de professores capacitados para lidarem com esses conteúdos nas escolas brasileiras atuais.