Este estudo foi produzido no ano de 2023 e tem como centralidade o debate sobre a temática de formação de professores. E assim, apresenta como objetivo geral compreender perspectivas e implicações de projetos de extensão universitária para a formação de professores que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A necessidade de consolidação desta pesquisa se pautou na urgência de ser identificada que implicações tem a participação de docentes em projetos de extensão para a sua formação docente, tomando ponto de discussão aquelas que estão em exercício do magistério. A pesquisa de natureza qualitativa foi consolidada por meio da revisão bibliográfica, em destaque, dos seguintes autores: Arantes (2017), Brunm e Garcia (2012), Deslandes e Alves (2007), Gasparin (2012) e Oliveira (2021). O estudo, realizado em um Município do Estado do Ceará, foi consolidado por meio da aplicação de um questionário com sete questões mistas (abertas e fechadas) para cinco professores que participam de um projeto de extensão. Os resultados da análise de dados, feita por categorias, evidenciaram o quanto é relevante a participação em projetos de extensão universitária para o fortalecimento da formação de professores, considerando que tais profissionais requerem de vários conhecimentos de seu campo profissional, os quais são também apreendidos e ressignificados por meio das ações de extensão. Deste modo, considera-se relevante que existam contínuas ações de maior integração de docentes da Educação Básica nestes projetos, a fim de ser fortalecida e dinamizada sua trajetória de aprendizagem da docência.