Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: CONTRIBUIÇÕES E PERSPECTIVAS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES.

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 01 - Formação de Professores
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 98941
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 5664
    "inscrito_id" => 16572
    "titulo" => "EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: CONTRIBUIÇÕES E PERSPECTIVAS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES."
    "resumo" => "Este estudo foi produzido no ano de 2023 e tem como centralidade o debate sobre a temática de formação de professores. E assim, apresenta como objetivo geral compreender perspectivas e implicações de projetos de extensão universitária para a formação de professores que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A necessidade de consolidação desta pesquisa se pautou na urgência de ser identificada que implicações tem a participação de docentes em projetos de extensão para a sua formação docente, tomando ponto de discussão aquelas que estão em exercício do magistério. A pesquisa de natureza qualitativa foi consolidada por meio da revisão bibliográfica, em destaque, dos seguintes autores: Arantes (2017), Brunm e Garcia (2012), Deslandes e Alves (2007), Gasparin (2012) e Oliveira (2021). O estudo, realizado em um Município do Estado do Ceará, foi consolidado por meio da aplicação de um questionário com sete questões mistas (abertas e fechadas) para cinco professores que participam de um projeto de extensão. Os resultados da análise de dados, feita por categorias, evidenciaram o quanto é relevante a participação em projetos de extensão universitária para o fortalecimento da formação de professores, considerando que tais profissionais requerem de vários conhecimentos de seu campo profissional, os quais são também apreendidos e ressignificados por meio das ações de extensão. Deste modo, considera-se relevante que existam contínuas ações de maior integração de docentes da Educação Básica nestes projetos, a fim de ser fortalecida e dinamizada sua trajetória de aprendizagem da docência."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID16572_TB5664_20062023131630.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "THIAGO MOURA DAVI"
    "autor_nome_curto" => "THIAGO"
    "autor_email" => "thiago.davi@aluno.uece.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 98941
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 5664
    "inscrito_id" => 16572
    "titulo" => "EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: CONTRIBUIÇÕES E PERSPECTIVAS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES."
    "resumo" => "Este estudo foi produzido no ano de 2023 e tem como centralidade o debate sobre a temática de formação de professores. E assim, apresenta como objetivo geral compreender perspectivas e implicações de projetos de extensão universitária para a formação de professores que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A necessidade de consolidação desta pesquisa se pautou na urgência de ser identificada que implicações tem a participação de docentes em projetos de extensão para a sua formação docente, tomando ponto de discussão aquelas que estão em exercício do magistério. A pesquisa de natureza qualitativa foi consolidada por meio da revisão bibliográfica, em destaque, dos seguintes autores: Arantes (2017), Brunm e Garcia (2012), Deslandes e Alves (2007), Gasparin (2012) e Oliveira (2021). O estudo, realizado em um Município do Estado do Ceará, foi consolidado por meio da aplicação de um questionário com sete questões mistas (abertas e fechadas) para cinco professores que participam de um projeto de extensão. Os resultados da análise de dados, feita por categorias, evidenciaram o quanto é relevante a participação em projetos de extensão universitária para o fortalecimento da formação de professores, considerando que tais profissionais requerem de vários conhecimentos de seu campo profissional, os quais são também apreendidos e ressignificados por meio das ações de extensão. Deste modo, considera-se relevante que existam contínuas ações de maior integração de docentes da Educação Básica nestes projetos, a fim de ser fortalecida e dinamizada sua trajetória de aprendizagem da docência."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID16572_TB5664_20062023131630.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "THIAGO MOURA DAVI"
    "autor_nome_curto" => "THIAGO"
    "autor_email" => "thiago.davi@aluno.uece.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Este estudo foi produzido no ano de 2023 e tem como centralidade o debate sobre a temática de formação de professores. E assim, apresenta como objetivo geral compreender perspectivas e implicações de projetos de extensão universitária para a formação de professores que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A necessidade de consolidação desta pesquisa se pautou na urgência de ser identificada que implicações tem a participação de docentes em projetos de extensão para a sua formação docente, tomando ponto de discussão aquelas que estão em exercício do magistério. A pesquisa de natureza qualitativa foi consolidada por meio da revisão bibliográfica, em destaque, dos seguintes autores: Arantes (2017), Brunm e Garcia (2012), Deslandes e Alves (2007), Gasparin (2012) e Oliveira (2021). O estudo, realizado em um Município do Estado do Ceará, foi consolidado por meio da aplicação de um questionário com sete questões mistas (abertas e fechadas) para cinco professores que participam de um projeto de extensão. Os resultados da análise de dados, feita por categorias, evidenciaram o quanto é relevante a participação em projetos de extensão universitária para o fortalecimento da formação de professores, considerando que tais profissionais requerem de vários conhecimentos de seu campo profissional, os quais são também apreendidos e ressignificados por meio das ações de extensão. Deste modo, considera-se relevante que existam contínuas ações de maior integração de docentes da Educação Básica nestes projetos, a fim de ser fortalecida e dinamizada sua trajetória de aprendizagem da docência.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.