O ensino colaborativo entre o professor regular e o professor especializado em educação inclusiva tem se mostrado como uma abordagem efetiva para a inclusão de alunos com autismo na escola regular. Essa estratégia consiste na união de esforços entre os professores, visando a promoção de uma educação mais inclusiva e de qualidade para todos os alunos. Através do ensino colaborativo, os professores podem compartilhar responsabilidades, conhecimentos e estratégias para atender às necessidades educacionais dos alunos com autismo, favorecendo o desenvolvimento de habilidades sociais, comunicativas e acadêmicas desses alunos. Dessa forma, o ensino colaborativo entre professores regulares e especializados em educação inclusiva é uma alternativa promissora para a promoção da inclusão escolar e garantia do direito à educação de qualidade para todos os alunos. Diante disso, o presente estudo objetivo geral investigar os efeitos do ensino colaborativo na inclusão de alunos autistas em escolas regulares. Quanto aos objetivos específicos, destacam-se: a) Identificar as principais estratégias de ensino colaborativo utilizadas em escolas regulares para promover a inclusão de alunos autistas e b) Avaliar o impacto das práticas de ensino colaborativo na aprendizagem e na participação social dos alunos autistas. Quanto aos aspectos metodológicos, trata-se de um estudo qualitativo e de revisão bibliográfica. Os resultados desta pesquisa destacam a importância do ensino colaborativo como uma estratégia efetiva para a inclusão de alunos autistas em escolas regulares. As práticas de ensino colaborativo podem fornecer suporte e recursos necessários para os professores lidarem com as complexas necessidades educacionais dos alunos autistas, contribuindo para o desenvolvimento de habilidades e competências sociais e acadêmicas desses alunos.