O setor audiovisual no Brasil cresce de maneira significativa, incluindo aspectos das diversas vertentes que compõem esta área: cinema, televisão, videogames, internet e projetos institucionais. Nessa perspectiva, este trabalho fundamentado nos estudos de Abreu (2020), Duarte (2000, 2009) e Bergala ( 2008) apresenta o resultado da união de esforços entre a Universidade do Estado de Minas Gerais, o Instituto Fábrica do Futuro e a Agência de Desenvolvimento do Polo Audiovisual da Zona da Mata de Minas Gerais, que contou com a forte identidade de propósitos, desejos e interação do corpo diretivo e docente da UEMG, cineastas e gestores culturais. Trata-se da criação e oferta do curso de Tecnologia em Cinema e Animação em Cataguases-MG, iniciativa inédita de formação abrangente onde o estudante apreende os processos do cinema, entre eles roteirização, pré-produção, captação de imagem, pós-produção e gestão. O discente é incentivado a refletir e produzir material sobre a história do cinema no Brasil e no mundo, da animação, sobre as teorias da imagem, a linguagem audiovisual, análise e críticas de filmes e demais produtos audiovisuais. Essa perspectiva leva ao entendimento que a difusão do conhecimento é a finalidade dos produtos audiovisuais. O desenvolvimento de materiais audiovisuais especificamente didáticos ou do campo do entretenimento faz confluir a ciência da educação e do cinema e está entre os objetivos do curso. Além de um antigo anseio local, contribui para a evolução dos esforços formativos já realizados, fazendo com que a região possa se posicionar como um centro de excelência em formação e produção de cinema e animação nos mercados nacional e internacional, além das unidades acadêmicas da UEMG no interior, se constituírem não apenas como alternativa aos modelos convencionais de instituição de ensino, mas também como política de desenvolvimento regional.