Artigo Anais IV ENID / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

UM APORTE DIDÁTICO A NECESSIDADE DE PRESERVAR OS RECURSOS HÍDRICOS

Palavra-chaves: SUSTENTABILIDADE, ÁGUA, TEMA GERADOR Pôster (PO) Ensino de Química: investigações e vivências da realidade docente na Educação Básica
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Publicado em 21 de novembro de 2014

Resumo

O projeto nasceu da necessidade de tratar a problemática em torno da água em sala de aula, a partir da aproximação das situações e problemas evidenciados no contexto em que os alunos vivem. Na atualidade as sociedades de todo o mundo vem adquirindo um cuidado maior para com a gestão dos recursos hídricos que estão ameaçados pela própria ação antrópica. Dessa forma, o projeto visa, valendo-se da perspectiva sustentável e inovadora, incentivar, desenvolver e consolidar práticas que mitiguem e promovam mudanças de comportamento nos indivíduos que interagem num meio intermediário às novas gerações. O desenvolvimento do projeto se deu através de uma série articulada de atividades que num primeiro momento, ainda em sala de aula, evidenciou as concepções prévias que os alunos possuíam sobre a temática em questão, e gradualmente foram transpostos a ambientes relevantes para a compreensão acerca do processo de tratamento da água até esta chegar às residências. Realizando para isso, visita técnica à sede da CAGEPA na cidade de Puxinanã-PB e visita ao açude da Milhã principal reservatório hídrico do município. Assim, nosso projeto que buscou implementar um minirreator eletroquímico de tratamento de efluente doméstico sustentável e um gerador eólico capaz de fornecer alimentação elétrica a operação do minirreator, promove uma conscientização acerca da necessidade de preservar os elementos naturais: água, energia e meio ambiente. Desta forma, suscita nos discentes respeito para com a natureza uma vez que tais elementos estão intrinsecamente inter-relacionados. Ao mesmo tempo, lança à água como tema gerador no Ensino de Química enquanto área de saber afim de territorializar (delimitar) sua importância frente aos desafios a serem enfrentados pelas atuais e novas gerações. Portanto, segundo a matriz de referência para o Enem nos seus eixos cognitivos torna competência dos alunos: “recorrer aos conhecimentos desenvolvidos na escola para elaboração de propostas de intervenção solidária na realidade, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.”

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