Artigo Anais IV ENID / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

PANORAMA DO ENSINO DE HISTÓRIA INERENTE AOS MÉTODOS DIDÁTICOS E USO DE FONTES

Palavra-chaves: ENSINO, HISTÓRIA, FONTES Comunicação Oral (CO) Ensino de História e formação docente
"2014-11-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 10064
    "edicao_id" => 27
    "trabalho_id" => 237
    "inscrito_id" => 387
    "titulo" => "PANORAMA DO ENSINO DE HISTÓRIA INERENTE AOS MÉTODOS DIDÁTICOS E USO DE FONTES"
    "resumo" => "O nosso artigo está voltado a uma pesquisa realizada a partir de estudos provenientes da disciplina de Práticas de Ensino II, na Universidade Estadual da Paraíba, Campus III, Guarabira, que se deu a partir de um questionário levado para as escolas de caráter público e privado do 6º ao 9º Ano do ensino fundamental. A pesquisa teve como objetivo obter conhecimento de como estão sendo desenvolvidas as atividades metodológicas, uso de fontes e fundamentos nas aulas da disciplina de História, vislumbrando uma nova perspectiva para as aulas. Demos espaço aos alunos, pois eram os indivíduos mais aptos para responder quais as deficiências que estaria atingindo o ensino de História e se os professores trabalhavam com o uso de documentos, nesta mesma perspectiva fizemos com que os alunos pudessem expor suas opiniões e pretensões perante o ensino de História. Como bolsistas do PIBID - Programa de Iniciação a Docência, financiado pela CAPES, tivemos os questionários como base, pudemos ter noção de como estão as condições das escolas da rede pública da Paraíba e estamos colocando em prática muito do que foi desejado por parte dos alunos, juntamente com nossa supervisora e professora Mirian Solange da Costa Freire. Saliento que está pesquisa foi realizada nas cidades de Guarabira, Pilões, Araruna, Caiçara e Duas Estradas, supervisionada e auxiliada pelo professor da disciplina Flávio Carreiro de Santana. Enfim, nossa pesquisa além de ter como objetivo principal saber como está sendo desenvolvida a História como disciplina, está voltada ao conjunto de ferramentas do professor, constituído pela didática,metodologias e a utilização das fontes no aprimoramento do ensino de História."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Ensino de História  e formação docente"
    "palavra_chave" => "ENSINO, HISTÓRIA, FONTES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_22_10_2014_02_01_08_idinscrito_387_e1066bc881f622c595d2114b23cd310b.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MAYANNE MAURÍCIO DO NASCIMENTO"
    "autor_nome_curto" => "MAY"
    "autor_email" => "mayanne.maya@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 10064
    "edicao_id" => 27
    "trabalho_id" => 237
    "inscrito_id" => 387
    "titulo" => "PANORAMA DO ENSINO DE HISTÓRIA INERENTE AOS MÉTODOS DIDÁTICOS E USO DE FONTES"
    "resumo" => "O nosso artigo está voltado a uma pesquisa realizada a partir de estudos provenientes da disciplina de Práticas de Ensino II, na Universidade Estadual da Paraíba, Campus III, Guarabira, que se deu a partir de um questionário levado para as escolas de caráter público e privado do 6º ao 9º Ano do ensino fundamental. A pesquisa teve como objetivo obter conhecimento de como estão sendo desenvolvidas as atividades metodológicas, uso de fontes e fundamentos nas aulas da disciplina de História, vislumbrando uma nova perspectiva para as aulas. Demos espaço aos alunos, pois eram os indivíduos mais aptos para responder quais as deficiências que estaria atingindo o ensino de História e se os professores trabalhavam com o uso de documentos, nesta mesma perspectiva fizemos com que os alunos pudessem expor suas opiniões e pretensões perante o ensino de História. Como bolsistas do PIBID - Programa de Iniciação a Docência, financiado pela CAPES, tivemos os questionários como base, pudemos ter noção de como estão as condições das escolas da rede pública da Paraíba e estamos colocando em prática muito do que foi desejado por parte dos alunos, juntamente com nossa supervisora e professora Mirian Solange da Costa Freire. Saliento que está pesquisa foi realizada nas cidades de Guarabira, Pilões, Araruna, Caiçara e Duas Estradas, supervisionada e auxiliada pelo professor da disciplina Flávio Carreiro de Santana. Enfim, nossa pesquisa além de ter como objetivo principal saber como está sendo desenvolvida a História como disciplina, está voltada ao conjunto de ferramentas do professor, constituído pela didática,metodologias e a utilização das fontes no aprimoramento do ensino de História."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Ensino de História  e formação docente"
    "palavra_chave" => "ENSINO, HISTÓRIA, FONTES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_22_10_2014_02_01_08_idinscrito_387_e1066bc881f622c595d2114b23cd310b.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MAYANNE MAURÍCIO DO NASCIMENTO"
    "autor_nome_curto" => "MAY"
    "autor_email" => "mayanne.maya@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 21 de novembro de 2014

Resumo

O nosso artigo está voltado a uma pesquisa realizada a partir de estudos provenientes da disciplina de Práticas de Ensino II, na Universidade Estadual da Paraíba, Campus III, Guarabira, que se deu a partir de um questionário levado para as escolas de caráter público e privado do 6º ao 9º Ano do ensino fundamental. A pesquisa teve como objetivo obter conhecimento de como estão sendo desenvolvidas as atividades metodológicas, uso de fontes e fundamentos nas aulas da disciplina de História, vislumbrando uma nova perspectiva para as aulas. Demos espaço aos alunos, pois eram os indivíduos mais aptos para responder quais as deficiências que estaria atingindo o ensino de História e se os professores trabalhavam com o uso de documentos, nesta mesma perspectiva fizemos com que os alunos pudessem expor suas opiniões e pretensões perante o ensino de História. Como bolsistas do PIBID - Programa de Iniciação a Docência, financiado pela CAPES, tivemos os questionários como base, pudemos ter noção de como estão as condições das escolas da rede pública da Paraíba e estamos colocando em prática muito do que foi desejado por parte dos alunos, juntamente com nossa supervisora e professora Mirian Solange da Costa Freire. Saliento que está pesquisa foi realizada nas cidades de Guarabira, Pilões, Araruna, Caiçara e Duas Estradas, supervisionada e auxiliada pelo professor da disciplina Flávio Carreiro de Santana. Enfim, nossa pesquisa além de ter como objetivo principal saber como está sendo desenvolvida a História como disciplina, está voltada ao conjunto de ferramentas do professor, constituído pela didática,metodologias e a utilização das fontes no aprimoramento do ensino de História.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.