A Literatura tem um papel fundamental na educação bilíngue de Surdos, pois contribui para a construção de uma identidade cultural e identidade do indivíduo surdo, além do conhecimento e valorização da língua de sinais como língua de instrução e expressão. Através da literatura, os surdos têm acesso a uma variedade de gêneros textuais, desde contos e poesias até obras acadêmicas complexas e técnicas, que permite explorar temas relevantes da comunidade e amplia a sua compreensão e visão de mundo. Este projeto de pesquisa tem como objetivo analisar a importância do ensino de literatura na formação do indivíduo surdo em todas as etapas do ensino. O presente projeto conta com uma revisão de literatura onde buscamos as principais obras e eventos direcionados para este público, para isso, entrevistamos professores e intérpretes de todas as etapas de ensino de escolas bilíngues e inclusivas e professores universitários do Distrito Federal para fazer um apanhado literário dos principais autores e obras utilizadas em cada etapa do ensino. Como suporte teórico utilizamos importantes autoras que abordam a formação do surdo e a literatura no ensino de surdos, como: KARNOPP (2006), QUADROS (2006) e GESSER (2009), (2010). Na parte metodológica, utilizamos autores como RODRIGUES (2007) e ZIMMERMANN (2014) para a coleta e o tratamento dos dados das entrevistas. A literatura desempenha um papel fundamental no processo de construção da identidade e da cultura dos surdos, além da valorização da língua de sinais como uma língua capaz de expressar toda a riqueza e diversidade da comunidade surda.