Diversas habilidades úteis podem ser desenvolvidas no meio acadêmico à medida que o aluno ingressa em atividades de várias conotações, dentre as quais estão aquelas voltadas para o ensino. Nesse sentido, pode-se exemplificar a atuação dos integrantes da Liga de Ensino de Morfologia nas Escolas (LEME), projeto pertencente à Universidade Federal do Ceará, visto que, ao planejarem e executarem tarefas que a compõem, aprendem competências que podem ser utilizadas até no âmbito profissional. Destarte, o trabalho em questão objetiva analisar esse aprendizado, bem como suas implicações. Para atingir esse propósito, foi elaborado um relato acerca das experiências vivenciadas pelos alunos ao organizarem mostras escolares fora da capital, utilizarem meios tecnológicos para o ensino de Anatomia e Histologia à distância e ainda produzirem materiais educativos, além de desempenharem profissionalmente os cargos que ocupam dentro da liga. A partir desse relato, pode-se constatar que o estudante que participa da LEME não só revisa os conteúdos abordados, mas também desenvolve habilidades relativas à responsabilidade, à disciplina e à liderança, as quais são fundamentais para o crescimento ético e profissional, tornando-o mais preparado para enfrentar os desafios e deveres impostos na transição para a vida adulta e o contexto laboral. Portanto, as atitudes construídas ao longo da vivência do aluno nas atividades da LEME serão de extrema importância para que ele se destaque ao desenrolar de sua carreira, independentemente da sua permanência ou não na área da saúde.