Este estudo teve origem em reflexões sobre as competências gerais da Educação Básica, apresentadas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), publicada em 2018, a qual prevê que discentes compreendam, utilizem e criem Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) para se comunicarem, acessarem e disseminarem informações, produzirem conhecimentos e resolverem problemas. Nesse sentido, o objetivo geral da pesquisa é discutir o uso das TDIC durante as aulas não presenciais na pandemia de Covid-19. Através da abordagem do ciclo de políticas (BOWE; BALL; GOLD, 1992; BALL, 1994) analisou-se o contexto de influência, como atuaram os principais agentes de conhecimentos. Assim, constatamos que medidas como a suspensão das aulas visando o distanciamento com o fechamento das escolas foram para tentar reduzir a contaminação do COVID-19, destacando que as práticas de ensino foram afetadas em vários aspectos, há de se afirmar que essas medidas afetaram a vida da população e modificou a vida de vários indivíduos, dentre eles a dos professores, alunos e familiares nos seus cotidianos, dentro desse contexto destaca-se o docente passando ter diversas responsabilidades dentre elas, criar um espaço para aprendizagem, utilizar ferramentas tecnológicas em seu trabalho e usar de forma estratégica para possibilitar um ensino dinâmico e flexível. A partir deste estudo podemos observar que a BNCC desde da sua construção vem sendo historicamente em um contexto de mudanças políticas em um âmbito tenso marcado por disputas, não deixa de ser um documento bem redigido, mas ainda em termos de implementação precisa alavancar mais no que se refere ao uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, o que ficou ainda mais perceptivel com a suspensão das aulas presenciais no período da pandemia de Covid-19.