O trabalho ora intitulado “A formação de professores no Centro Federal de Educação Tecnológica do Ceará” visa analisar o desenvolvimento da licenciatura nas escolas técnicas profissionais federais, em particular no CEFET-CE, tendo como parâmetro de arguição os anos de 1995 a 2008, pois é o momento de implantação das licenciaturas na instituição, pretendemos ao mesmo tempo discutir o momento em que a Rede Federal passou a ter cursos de formação de professores e como foi a expansão. Assim, pretendemos fazer um resgate histórico da Rede Federal, desde a Escola de Aprendizes Artífices até o Centro Federal de Educação, pois o iniciou das licenciaturas passou também por mudanças na concepção da Rede Federal, bem como a necessidade do país ter professores nas áreas das exatas e ciências da natureza. O trabalho é o resultado do projeto de pesquisa “A formação de professores no Instituto Federal do Ceará: análise sobre a implantação e consolidação dos cursos de licenciatura”. O estudo parte da necessidade de se compilar informações para a comunidade acadêmica dos IF’s, que no decorrer de 12 anos ainda se encontram dispersas. Portanto, como processo investigativos verificamos no percurso histórico da Rede Federal alguns dos principais pontos nos documentos oficiais, Leis, Portarias e Decretos, averiguamos o processo de implantação das licenciaturas nos PDI’s do CEFET, e retiramos do E-mec a data de criação de cada curso. Para fundamentar o trabalho temos Moura (2007); Lima (2012); Pacheco (2010). Por fim, consideramos que o processo de implantação dos cursos de formação docente foi salutar para mecanismos de desenvolvimento da educação nacional tendo em vista a demanda crescente por acesso à educação e a formação de professores.