O presente trabalho por hora apresentado faz parte dos resultados preliminares de uma dissertação em andamento intitulada, as contribuições das Instalações Pedagógicas para a formação inicial de professores do curso de Pedagogia na perspectiva da criatividade no Programa de Mestrado Profissional em Educação pela Universidade Regional do Cariri (URCA). Objetivamos por meio deste trabalho identificar os estudos realizados no Brasil sobre criatividade nos cursos de formação de professores e o movimento da metodologia de ensino Instalação Pedagógica como potencializadora de aspectos criativos. Como forma de levantarmos as referências sobre o objeto pesquisado, realizamos uma revisão de literatura em materiais de origem virtual e física, contemplando artigos científicos, dissertações, teses, livros e capítulos de livros. O estudo revela que apesar de ser pouca a produção entorno da criatividade e Instalação Pedagógica, inserindo a criatividade como um fenômeno sistemático, complexo e multifacetado, principalmente na área educacional, torna-se necessária a discussão reflexiva entorno da questão levantada. A possibilidade do movimento dialético entre a criatividade na formação de professores e a Instalação Pedagógica, caracteriza esta metodologia de ensino como uma prática possível de ser aplicada em sala de aula, precisamente nos cursos universitários possibilitando a inserção dos alunos no processo de ensino e aprendizagem, bem como, permite que professores trabalhem de forma criativa o currículo.