A análise da realidade local — à qual estamos imediatamente enredados — atribui sentido ao processode ensino de geografia. Nesse processo, lançar mão da ludicidade possibilita a participação ativa dos estudantes. Foi em face desses dois pressupostos que, inicialmente, investigamos o conhecimento da geografia local (bairro, cidade e estado) em exemplares do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Além disso, realizamos buscas a respeito do uso de jogos no ensino de geografia por meio da Comunidade Acadêmica Federada (CAFe) do Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Notamos que saberes da geografia local, que permeia a vida dos estudantes, não compõem os livros didáticos analisados e é ainda insipiente o uso de jogos no ensino de geografia. Afirmamos que os conteúdos da geografia local são intrinsecamente importantes para a compreensão da produção do espaço geográfico, condicionando os estudantes no entendimento dos espaços vividos, percebidos e concebidos. Por sua vez, a aplicação de jogos, como recursos didáticos, é uma estratégia para envolver os estudantes no processo de ensino de geografia, promovendo maior dinamização das aulas, tornando-as mais atrativas. Assim, o presente trabalho amplia a reflexão sobre a falta de conhecimento da geografia local em livros didáticos e apresenta uma proposta de produção e de uso de um jogo de tabuleiro para o ensino de geografia no contexto do Ensino Médio Potiguar, contemplando interesses emergentes tanto de educandos quanto de educadores dessa localidade.