Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO NO CONTEXTO ESCOLAR: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS EM UM COLÉGIO DE APLICAÇÃO NO MUNICÍPIO DE CAMPOS DOS GOYTACAZES, RJ

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 10 - Educação Especial
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 96242
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 2092
    "inscrito_id" => 12215
    "titulo" => "ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO NO CONTEXTO ESCOLAR: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS EM UM COLÉGIO DE APLICAÇÃO NO MUNICÍPIO DE CAMPOS DOS GOYTACAZES, RJ"
    "resumo" => "Alunos com Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) são considerados pela legislação como sujeitos em processo de construção de conhecimento que apresentam notório desempenho e potencialidades em diferentes áreas do conhecimento, podendo ser estas áreas combinadas ou isoladas. A convicção sustentada pelo senso comum que estes sujeitos não necessitam de Atendimento Educacional Especializado, ainda é uma realidade na concepção coletiva da sociedade e dos espaços escolares. Autores contemporâneos refletem sobre a necessidade de práticas pedagógicas que auxiliem na identificação, encaminhamento para profissionais especializados e adaptação curricular, a fim de que estes alunos tenham atendimento adequado com vistas a diminuição de conflitos e estigmas como prevê a legislação atual. Sendo assim, o presente estudo tem por objetivo identificar e compreender práticas pedagógicas que auxiliam na inclusão escolar e promoção social de alunos com AH/SD, contextualizando com a historicidade da Educação Especial no Brasil, metodologias e práticas para identificação desses alunos. O estudo teve abordagem quali-quantitativa, sendo o questionário digital o instrumento utilizado para a construção de dados. Participaram do estudo professores dos anos iniciais do ensino fundamental, profissionais que atuam na sala de recursos e estagiários do projeto de inclusão de um Colégio de Aplicação localizado no município de Campos dos Goytacazes, RJ. Os participantes da pesquisa foram informados sobre a natureza do estudo e aqueles que concordaram com o estudo assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, de modo a manter as normas éticas em pesquisa e o anonimato dos participantes. A análise dos dados foi realizada através do método de análise de conteúdo. Os dados preliminares evidenciam que as práticas pedagógicas apresentam fragilidade na identificação e atendimento adequado aos alunos com AH/SD. Sendo assim, torna-se fundamental o desenvolvimento de estratégias de inclusão e/ou promoção social destes alunos de modo a contribuir efetivamente no processo de ensino e aprendizagem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID12215_TB2092_04052023170422.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARCUS VINICIUS TAVARES RANGEL"
    "autor_nome_curto" => "Marcus Vinicius"
    "autor_email" => "mrangelpedagogo@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO PROFESSOR ALDO MUYLAERT (ISEPAM)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 96242
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 2092
    "inscrito_id" => 12215
    "titulo" => "ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO NO CONTEXTO ESCOLAR: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS EM UM COLÉGIO DE APLICAÇÃO NO MUNICÍPIO DE CAMPOS DOS GOYTACAZES, RJ"
    "resumo" => "Alunos com Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) são considerados pela legislação como sujeitos em processo de construção de conhecimento que apresentam notório desempenho e potencialidades em diferentes áreas do conhecimento, podendo ser estas áreas combinadas ou isoladas. A convicção sustentada pelo senso comum que estes sujeitos não necessitam de Atendimento Educacional Especializado, ainda é uma realidade na concepção coletiva da sociedade e dos espaços escolares. Autores contemporâneos refletem sobre a necessidade de práticas pedagógicas que auxiliem na identificação, encaminhamento para profissionais especializados e adaptação curricular, a fim de que estes alunos tenham atendimento adequado com vistas a diminuição de conflitos e estigmas como prevê a legislação atual. Sendo assim, o presente estudo tem por objetivo identificar e compreender práticas pedagógicas que auxiliam na inclusão escolar e promoção social de alunos com AH/SD, contextualizando com a historicidade da Educação Especial no Brasil, metodologias e práticas para identificação desses alunos. O estudo teve abordagem quali-quantitativa, sendo o questionário digital o instrumento utilizado para a construção de dados. Participaram do estudo professores dos anos iniciais do ensino fundamental, profissionais que atuam na sala de recursos e estagiários do projeto de inclusão de um Colégio de Aplicação localizado no município de Campos dos Goytacazes, RJ. Os participantes da pesquisa foram informados sobre a natureza do estudo e aqueles que concordaram com o estudo assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, de modo a manter as normas éticas em pesquisa e o anonimato dos participantes. A análise dos dados foi realizada através do método de análise de conteúdo. Os dados preliminares evidenciam que as práticas pedagógicas apresentam fragilidade na identificação e atendimento adequado aos alunos com AH/SD. Sendo assim, torna-se fundamental o desenvolvimento de estratégias de inclusão e/ou promoção social destes alunos de modo a contribuir efetivamente no processo de ensino e aprendizagem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID12215_TB2092_04052023170422.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARCUS VINICIUS TAVARES RANGEL"
    "autor_nome_curto" => "Marcus Vinicius"
    "autor_email" => "mrangelpedagogo@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO PROFESSOR ALDO MUYLAERT (ISEPAM)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Alunos com Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) são considerados pela legislação como sujeitos em processo de construção de conhecimento que apresentam notório desempenho e potencialidades em diferentes áreas do conhecimento, podendo ser estas áreas combinadas ou isoladas. A convicção sustentada pelo senso comum que estes sujeitos não necessitam de Atendimento Educacional Especializado, ainda é uma realidade na concepção coletiva da sociedade e dos espaços escolares. Autores contemporâneos refletem sobre a necessidade de práticas pedagógicas que auxiliem na identificação, encaminhamento para profissionais especializados e adaptação curricular, a fim de que estes alunos tenham atendimento adequado com vistas a diminuição de conflitos e estigmas como prevê a legislação atual. Sendo assim, o presente estudo tem por objetivo identificar e compreender práticas pedagógicas que auxiliam na inclusão escolar e promoção social de alunos com AH/SD, contextualizando com a historicidade da Educação Especial no Brasil, metodologias e práticas para identificação desses alunos. O estudo teve abordagem quali-quantitativa, sendo o questionário digital o instrumento utilizado para a construção de dados. Participaram do estudo professores dos anos iniciais do ensino fundamental, profissionais que atuam na sala de recursos e estagiários do projeto de inclusão de um Colégio de Aplicação localizado no município de Campos dos Goytacazes, RJ. Os participantes da pesquisa foram informados sobre a natureza do estudo e aqueles que concordaram com o estudo assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, de modo a manter as normas éticas em pesquisa e o anonimato dos participantes. A análise dos dados foi realizada através do método de análise de conteúdo. Os dados preliminares evidenciam que as práticas pedagógicas apresentam fragilidade na identificação e atendimento adequado aos alunos com AH/SD. Sendo assim, torna-se fundamental o desenvolvimento de estratégias de inclusão e/ou promoção social destes alunos de modo a contribuir efetivamente no processo de ensino e aprendizagem.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.