Alunos com Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) são considerados pela legislação como sujeitos em processo de construção de conhecimento que apresentam notório desempenho e potencialidades em diferentes áreas do conhecimento, podendo ser estas áreas combinadas ou isoladas. A convicção sustentada pelo senso comum que estes sujeitos não necessitam de Atendimento Educacional Especializado, ainda é uma realidade na concepção coletiva da sociedade e dos espaços escolares. Autores contemporâneos refletem sobre a necessidade de práticas pedagógicas que auxiliem na identificação, encaminhamento para profissionais especializados e adaptação curricular, a fim de que estes alunos tenham atendimento adequado com vistas a diminuição de conflitos e estigmas como prevê a legislação atual. Sendo assim, o presente estudo tem por objetivo identificar e compreender práticas pedagógicas que auxiliam na inclusão escolar e promoção social de alunos com AH/SD, contextualizando com a historicidade da Educação Especial no Brasil, metodologias e práticas para identificação desses alunos. O estudo teve abordagem quali-quantitativa, sendo o questionário digital o instrumento utilizado para a construção de dados. Participaram do estudo professores dos anos iniciais do ensino fundamental, profissionais que atuam na sala de recursos e estagiários do projeto de inclusão de um Colégio de Aplicação localizado no município de Campos dos Goytacazes, RJ. Os participantes da pesquisa foram informados sobre a natureza do estudo e aqueles que concordaram com o estudo assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, de modo a manter as normas éticas em pesquisa e o anonimato dos participantes. A análise dos dados foi realizada através do método de análise de conteúdo. Os dados preliminares evidenciam que as práticas pedagógicas apresentam fragilidade na identificação e atendimento adequado aos alunos com AH/SD. Sendo assim, torna-se fundamental o desenvolvimento de estratégias de inclusão e/ou promoção social destes alunos de modo a contribuir efetivamente no processo de ensino e aprendizagem.