A Educação Infantil se configura como a primeira etapa da Educação Básica brasileira, e tem como princípios básicos, promover o desenvolvimento integral das crianças, como suas habilidades cognitivas, emocionais e corpóreas, tendo nos jogos e nas brincadeiras, um campo pedagógico rico para isso. Dessa forma, este artigo tem como objetivo principal, discutir os jogos e as brincadeiras como recurso didático-metodológico para o ensino e aprendizagem de Ciências na Educação Infantil, trazendo como questões problematizadoras: De que forma os jogos e as brincadeiras podem promover experiências pedagógicas lúdicas na Educação Infantil? A metodologia de pesquisa possui abordagem qualitativa, em que se utilizou a pesquisa bibliográfica para sua produção. Autores como Kishimoto (2010), Calazans (2022) e Pozo (2012), compõem o referencial teórico deste estudo. Evidencia-se, que o lúdico desempenha um papel fundamental na Educação Infantil, pois proporciona uma abordagem pedagógica que incentiva a aprendizagem por meio do jogo, da brincadeira e da exploração criativa. Sua importância pode ser destacada em diversos aspectos, pois estimula o desenvolvimento cognitivo da criança, intensificando o estímulo da curiosidade, imaginação e principalmente a criatividade, promovendo o progresso de habilidades como a resolução de problemas, o pensamento lógico, a atenção e memória. Além de auxiliar no amadurecimento emocional e motor da criança. O artigo desenvolvido, visa contribuir de maneira significativa para a formação plena das crianças, estimulando o senso crítico para exercício da cidadania, considerando principalmente, suas especificidades humanas.