Este texto articula-se aos estudos desenvolvidos no Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas e Gestão Educacional – Gestar/CNPq/UFSM, e constitui-se num recorte de pesquisa junto ao Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria. Tem como objetivo refletir acerca da política institucional de formação continuada de professores em interlocução com processos de avaliação do magistério superior da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), tendo em vista indicadores de qualidade. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, a partir do estudo de caso, considerando como base a análise documental pautada em marcos normativos institucionais e indicadores de qualidade neste contexto. Parte-se do pressuposto de que a formação continuada se constitui em importante indicador para melhorar a qualidade das Instituições de Educação Superior (IES), e os processos de avaliação contribuem para compreender quais elementos incidem nesta qualificação via formação e atuação profissional. Os indicadores decorrentes da avaliação docente exigida pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), necessitam estar alinhados aos marcos regulatórios institucionais, tendo em vista os processos de ensino, pesquisa e extensão em diferentes saberes e fazeres e em busca da excelência. Os resultados preliminares apontam que, mesmo tendo uma trajetória recente, a política institucional de formação continuada tem relevância na qualificação dos/nos processos de ensino aprendizagem. Assim sendo, espera-se suscitar reflexões acerca da formação continuada entrecruzada à avaliação considerando a relevância de a universidade investir na formação continuada de professores com base em indicadores de qualidade traduzidos pela inovação, pesquisa, articulação teoria e prática, interlocução educação básica e superior, formação humana, bem como construção e socialização emancipatória e democrática do conhecimento.