Família e escola desempenham papel fundamental na formação da criança, tendo, assim, a responsabilidade na construção no âmbito pessoal, social e educacional, desse modo, família e escola precisam trabalhar de maneira harmoniosa e se apoiarem mutuamente. A pesquisa teve como objetivo geral verificar a parceria escola e família no processo do ensino aprendizagem da criança da Educação Infantil. Tendo como objetivos específicos: descrever a função da escola e da família na aprendizagem da criança; relacionar as dificuldades para a construção desta parceria; apontar as estratégias que a escola desenvolve para promover a aproximação escola e família. A investigação partiu do seguinte problema: como se constrói a parceria escola e família na aprendizagem da criança da Educação Infantil? Assim sendo, o desenvolvimento desse estudo foi realizado em instituição de Educação Infantil no município de Teresina – PI, tendo por meio de uma pesquisa de abordagem qualitativa que utilizou como instrumento para a coleta de dados um questionário com perguntas abertas aplicado a uma diretora e a duas professoras da Educação Infantil, adotou-se a pesquisa bibliográfica e a pesquisa de campo. Em relação ao resultado da pesquisa, foi observado que a escola e a família precisam compreender que a parceria entre ambas é um dos principais elementos para o sucesso da educação da criança e que essa parceria deve estar em constante sintonia objetivando o pleno desenvolvimento infantil, pois sem a escola, a família não consegue atender as demandas educacionais e, sem a família, a escola não consegue oferecer todo o alicerce emocional e afetivo que as crianças precisam para se desenvolver