Este trabalho tem por objetivo demonstrar como o estudo da contaminação por chumbo no Município de Boquira/BA, a partir do descarte inadequado de rejeitos minerais, pode servir para inserção de temas relacionados com a educação ambiental no ensino de química. A Constituição Federal de 1988, em seu art. 225, caput e §1°, VI, reconhece o direito de todos usufruírem de um meio ambiente ecologicamente equilibrado, incumbindo o Poder Público da promoção da educação ambiental, em todos os níveis de ensino. A educação ambiental, regulada pela Política Nacional de Educação Ambiental (Lei n° 9.795/1999), também deve ser inserida, de forma articulada, transversal e inter/transdisciplinar, na educação formal e não formal, em benefício de todos, inclusive dos estudantes da educação básica, qualquer que seja a sua faixa etária. Nesse cenário, a educação ambiental é dever do Estado e um direito dos estudantes, sendo um componente essencial para a educação nacional, uma vez que propicia a formação humanística de sujeitos concretos que vivem em determinado ambiente, estabelecendo relações diretas de conscientização acerca da preservação dos recursos naturais e do seu uso sustentável. Os estudos realizados sobre as normas jurídicas vigentes e sobre as particularidades do caso investigado, levaram à conclusão de que a contaminação por chumbo, ocorrida no Município de Boquira/BA, é um excelente tema norteador para a inserção (transversal e inter/transdisciplinar) da educação ambiental no ensino de conceitos químicos em escolas da região, sendo, em razão disso, essencial para a formação de sujeitos ambientais. A opção metodológica foi por uma pesquisa exploratória, de revisão bibliográfica e de análise documental.