Essa pesquisa foi desenvolvida no Estágio Supervisionado em Gestão Escolar na instituição que é referência na Educação de Jovens e Adultos CEJA no município de Manaus-AM. Os participantes do estudo foram o gestor e as pedagogas dos turnos: matutino, vespertino e noturno. A Metodologia adotada foi de pesquisa-ação. O estudo sistematiza o desempenho do Gestor na ação democrática, na facilitação dos procedimentos participativos. De acordo com LUCK (2015), em algumas gestões escolares participativas, os diretores dedicam uma grande parte do tempo na atualização de profissionais, no desenvolvimento de um sistema de acompanhamento escolar e em experiências pedagógicas baseadas na reflexão-ação. Quanto aos resultados salienta-se a importância da Gestão Democrática na escola e a socialização de seus pares que é fundamental no processo educativo. Segundo ARAÚJO (2011), sustenta-se em princípios que valorizem um modo de vida democrático pautado na colaboração, na cooperação, na ação coletiva, no respeito a diversidade de pensar e na construção de um direcionamento público para a educação em especial da classe trabalhadora e com estratégias diferenciadas na organização da escola. Promovendo uma formação qualificada que atendada as configurações do mercado de trabalho e ao mesmo tempo a formação social e humana no espaço democrático do chão da escola com uma gestão experimentada e partilhada de todas as maneiras que atenda as especificidades da Educação de Jovens e Adultos (EJA).