Os Jogos tornam o processo de ensino e aprendizagem da matemática mais envolvente e interativo, além de promover a compreensão de conceitos de maneira divertida. Nessa experiência, considerando o dominó como recurso didático, trabalhamos as regras das operações de adição, subtração, multiplicação e divisão, através da vivência de situações relacionadas às maneiras de jogar, efetuando, de modo simples e mental, os cálculos basilares. Esta prática foi realizada no primeiro semestre do ano de 2023, com os 6º anos do ensino fundamental da Escola de Referência de Ensino Fundamental e Médio (EREFEM) Joaquim Xavier de Brito, da rede estadual de Pernambuco, no bairro do Caiara, em Recife-PE. A partir dela compreendemos o jogo de Dominó como um desafio, tanto para o docente, quanto para os estudantes, que ao jogar, buscavam alcançar o objetivo do reforço da aprendizagem, ao exercitar cálculos de maneira brincante. Essa ludicidade foi garantida, uma vez que, por exemplo: se eles/as tivessem uma carroça de pio digo (1 de um lado e 1 do outo lado do dominó), teria que somar daí resultando em dois (2), e assim seguirem o jogo acompanhando as regras e observações do professor. Observou-se a eficácia desse método, uma vez que os estudantes exercitaram cálculos básicos pertinentes ao currículo da matemática para os 6º anos, sendo desafiados/as a calcular mentalmente em meio a risadas e aquele espírito desportivo (competidor), que é dinamizado pelo jogo. Os/as estudantes assumiam funções específicas como a de mestre de mesa, objetivando colocar ordem e a garantia da observação das regras e se as colocações e respostas estavam corretas. No encerramento, premiações, muitos aplausos e saudações, acompanhadas da afirmação daqueles que não ganhavam que “na próxima eu ganho, vai ver! Contudo, todos eram parabenizados e bonificados, estimulando o espírito colaborativo e participativo, que o jogo proporciona.