NASCIMENTO, Cristiane Soares Do. Biologia investigativa com o uso do google maps. Anais IX CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/98645>. Acesso em: 22/11/2024 10:15
Nossa atualidade exige de nossos jovens habilidades e competências cada vez mais digitais, tanto para acompanhar nossa realidade, quanto para ser autônomo em suas aprendizagens potencializando o pleno exercício de sua cidadania digital. Diante do ecossistema de tecnologias globais se faz necessário que a educação cumpra um papel na formação de cidadãos autônomos e capazes de exercer suas profissões e atividades na sociedade mediante os conhecimentos repassados nas escolas. A metodologia ativa decorreu no desenvolvimento de sequências didáticas investigativas utilizando a identificação e classificação das plantas auxiliados por um mapa ou aplicativo, ambos do Google Maps, bem como plataformas de pesquisa para localização digital. Sendo assim, ressignificando uma aula que na maioria das vezes seria realizada teoricamente na disciplina de Biologia com assuntos complexos de classificação taxonômica e estudos dos nomes científicos, porém, utilizando ações práticas de localização espacial fisicamente possibilitaram uma atividade de campo com a coleta e pesquisa dos dados utilizando-se de ferramentas digitais do Google presentes no cotidiano de nossa sociedade. As ações em campo colaboram muito para estimular aprendizagens significativas, abordadas nos estudos de Edgar Morin e Pierre Lévy, dentre outros autores da educação para a construção de cidadãos mais autores de suas aprendizagens mediante a realidade de uma inteligência coletiva, a qual parte do local para o global, utilizando-se de conteúdos e informações não só da Biologia como também de outras áreas do conhecimento, como Geografia, Português, bem como áreas presentes em uma educação mais inovadora do mobile learning e das aprendizagens ativas.