Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA SOBRE O PAPEL DO PROFESSOR DE CIÊNCIAS NO COMBATE A INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 02 - Didática e Currículo
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 97389
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 3640
    "inscrito_id" => 12750
    "titulo" => "UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA SOBRE O PAPEL DO PROFESSOR DE CIÊNCIAS NO COMBATE A INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS"
    "resumo" => "A alta incidência de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST´s) em adolescentes e a vulnerabilidade deste grupo diante desta problemática, têm sido um grande desafio para a saúde pública e requer medidas estratégicas e urgentes. Considerando a escola como um local muito acessado por este público, entende-se que ela pode adquirir papel essencial na propagação de informações sobre a temática. Neste sentido, o professor de Ciências Naturais, amparado pelo currículo do componente, talvez seja o profissional mais qualificado para informar os estudantes sobre a temática das IST. O presente trabalho trata-se de uma revisão bibliográfica e tem como objetivo entender o papel do professor de Ciências Naturais na difusão de informações sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) em adolescentes. O levantamento bibliográfico foi realizado na biblioteca virtual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), utilizando o descritor “sexualidade” e sendo encontrados um total de 31 estudos na etapa inicial de buscas. A seleção dos artigos utilizados aconteceu a partir de critérios estabelecidos pelos autores. Os critérios de inclusão foram: artigos publicados em português e recorte de tempo em relação ao ano de publicação, sendo incluídos artigos publicados a partir de 2013. Considerando os artigos selecionados para elaboração deste trabalho, é possível perceber que o professor e a escola são fundamentais para intermediar o contato entre discentes e temáticas relacionadas à sexualidade e saúde reprodutiva, entretanto, existem barreiras impostas socialmente que têm como objetivo principal o controle de corpos e que censuram assuntos dentro das instituições de ensino, sendo um fator que vulnerabiliza e expõe esse público à Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST´S)."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD4_ID12750_TB3640_04102023230113.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA BEATRIZ CANDIDO FREITAS"
    "autor_nome_curto" => "Ana Beatriz"
    "autor_email" => "anabeatrizcfreitas48@gmai"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 97389
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 3640
    "inscrito_id" => 12750
    "titulo" => "UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA SOBRE O PAPEL DO PROFESSOR DE CIÊNCIAS NO COMBATE A INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS"
    "resumo" => "A alta incidência de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST´s) em adolescentes e a vulnerabilidade deste grupo diante desta problemática, têm sido um grande desafio para a saúde pública e requer medidas estratégicas e urgentes. Considerando a escola como um local muito acessado por este público, entende-se que ela pode adquirir papel essencial na propagação de informações sobre a temática. Neste sentido, o professor de Ciências Naturais, amparado pelo currículo do componente, talvez seja o profissional mais qualificado para informar os estudantes sobre a temática das IST. O presente trabalho trata-se de uma revisão bibliográfica e tem como objetivo entender o papel do professor de Ciências Naturais na difusão de informações sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) em adolescentes. O levantamento bibliográfico foi realizado na biblioteca virtual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), utilizando o descritor “sexualidade” e sendo encontrados um total de 31 estudos na etapa inicial de buscas. A seleção dos artigos utilizados aconteceu a partir de critérios estabelecidos pelos autores. Os critérios de inclusão foram: artigos publicados em português e recorte de tempo em relação ao ano de publicação, sendo incluídos artigos publicados a partir de 2013. Considerando os artigos selecionados para elaboração deste trabalho, é possível perceber que o professor e a escola são fundamentais para intermediar o contato entre discentes e temáticas relacionadas à sexualidade e saúde reprodutiva, entretanto, existem barreiras impostas socialmente que têm como objetivo principal o controle de corpos e que censuram assuntos dentro das instituições de ensino, sendo um fator que vulnerabiliza e expõe esse público à Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST´S)."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD4_ID12750_TB3640_04102023230113.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA BEATRIZ CANDIDO FREITAS"
    "autor_nome_curto" => "Ana Beatriz"
    "autor_email" => "anabeatrizcfreitas48@gmai"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A alta incidência de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST´s) em adolescentes e a vulnerabilidade deste grupo diante desta problemática, têm sido um grande desafio para a saúde pública e requer medidas estratégicas e urgentes. Considerando a escola como um local muito acessado por este público, entende-se que ela pode adquirir papel essencial na propagação de informações sobre a temática. Neste sentido, o professor de Ciências Naturais, amparado pelo currículo do componente, talvez seja o profissional mais qualificado para informar os estudantes sobre a temática das IST. O presente trabalho trata-se de uma revisão bibliográfica e tem como objetivo entender o papel do professor de Ciências Naturais na difusão de informações sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) em adolescentes. O levantamento bibliográfico foi realizado na biblioteca virtual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), utilizando o descritor “sexualidade” e sendo encontrados um total de 31 estudos na etapa inicial de buscas. A seleção dos artigos utilizados aconteceu a partir de critérios estabelecidos pelos autores. Os critérios de inclusão foram: artigos publicados em português e recorte de tempo em relação ao ano de publicação, sendo incluídos artigos publicados a partir de 2013. Considerando os artigos selecionados para elaboração deste trabalho, é possível perceber que o professor e a escola são fundamentais para intermediar o contato entre discentes e temáticas relacionadas à sexualidade e saúde reprodutiva, entretanto, existem barreiras impostas socialmente que têm como objetivo principal o controle de corpos e que censuram assuntos dentro das instituições de ensino, sendo um fator que vulnerabiliza e expõe esse público à Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST´S).

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.