O presente trabalho busca esclarecer as principais dúvidas que se encontram relacionadas à surdez e a inclusão desse público, lembrando-se que, em se tratando do meio acadêmico, a acessibilidade acontece em respeito a diversidade física e linguística, sendo os surdos pertencentes a uma minoria da comunidade linguística. A Libras é considerada essencial como forma de acessibilidade comunicacional para as pessoas surdas, sendo uma forma de inseri-las, no processo educacional e na sociedade. Consideramos relevante compreender a importância da acessibilidade linguística para as pessoas surdas em todas as esferas sociais. Se trata de uma pesquisa de caráter bibliográfico e documental, sendo ela classificada como de análise quanti-qualitativa, na abordagem crítica. Os principais procedimentos utilizados para a coleta e análise dos dados foram os estudos descritivos e analíticos. A pesquisa foi realizada com base em publicações no idioma português, dos últimos dez anos, encontradas nas bases de dados SciELO e Google acadêmico. Os resultados da pesquisa mostraram que, existe uma supervisão que por meio da ação do Governo acaba controlando suas ações referentes a educação em Libras e seus princípios norteadores que são estabelecidos por meio das diretrizes que estão presentes no Plano Estadual de Educação, como forma de garantia dos direitos humanos, mantendo a inclusão social, assim, percebe-se que, inserir as pessoas surdas na sociedade por meio da educação é uma forma de buscar a igualdade de direitos dessas pessoas. A partir do momento que é utilizado a Libras como forma de acessibilidade comunicacional para os surdos nas esferas sociais, estas pessoas passam a se inserir no meio social, deixando a exclusão de lado.