Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

INCLUSÃO E SENSIBILIDADE: VIVÊNCIAS DO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA COM ALUNAS SURDAS

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Este estudo apresenta o relato de experiência do trabalho final de um componente curricular do Curso de Licenciatura em Letras4 , fruto de uma pesquisa sobre como um docente de Língua Portuguesa(doravante LP) do Ensino Médio atua com discentes que apresentam necessidades específicas e qual o panorama da escola para o referido contexto. O objetivo principal foi identificar ações/atividades exitosas do professor de LP, com formação em Letras, que leciona para alunos(as) atendidos(as) pela modalidade da Educação Especial e regularmente matriculados no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, campus João Pessoa. Somado a esse objetivo, foi possível realizar um levantamento dos dados relacionados ao Atendimento Educacional Especializado(doravante AEE) inseridos no censo escolar. O estudo é bibliográfico, com pesquisa de levantamento de viés qualitativo; fundamentado nos pressupostos teóricos e legais sobre a Educação Especial e a Educação Inclusiva, e sobre o AEE. Foi realizada entrevista estruturada (perguntas de múltipla escolha e perguntas abertas) e visita à escola, onde foi possível observar que o docente entrevistado5 não dispunha de um planejamento formal direcionado às alunas inseridas na Educação Especial, no seu caso específico, alunas surdas. Por outro lado, percebemos que o docente conseguia realizar uma educação inclusiva, oferecendo estratégias que estavam alinhadas com as necessidades de suas alunas surdas, em parceria e com o suporte de profissionais especializados, os intérpretes de Libras6, que propiciavam o favorecimento de experiências visuais, e a promoção de acessibilidade linguística. Concluímos que, ainda não existe uma sistematização de ações/atividades de ensino para as alunas surdas na sala de aula regular, o que pode ser explicado pela lacuna na formação inicial e continuada sobre o AEE para os professores regentes das salas regulares, ou sobre as especificidades de seu público de interesse (pessoas com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação).

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