Artigo Anais IV ENID / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

FINANCIAMENTO NA EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL: MITO OU REALIDADE?

Palavra-chaves: POLÍTICAS DE FINANCIAMENTO, EDUCAÇÃO BÁSICA, QUALIDADE DE ENSINO Pôster (PO) O exercício da Pedagogia: possibilidades participativas na Educação Básica
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Discursões acerca dos recursos dos recursos destinados à educação dão conta de que, embora existam tais recursos, são insuficientes para propiciar um ensino de qualidade, é o que apontam educadores, entidades e movimentos ligados à educação. Objetivo: Este trabalho tem como objetivo enfatizar as particularidades que demandam da captação e aplicação dos recursos na educação básica e pública e a preocupação com o estabelecimento de parâmetros que definam as condições de ofertas necessárias para que o ensino de qualidade aconteça. Metodologia: Foi realizada uma pesquisa bibliográfica e descritiva. Realizamos uma revisão bibliográfica de Farenzena (2005), Vieira (2009), como também foi feito um estudo acerca do FNDE e os mais diversos programas financiados como PNAE, PNLD, PDDE, PNBE, PNSE e PNTE. Sobre este aspecto vale ressaltar que as fontes de financiamento para a educação estão atreladas a impostos e contribuições sociais, em especial ao Salário- Educação e o FUNDEB que encerra em si a proposta que gera preocupação e esperança em uma distribuição equânime de recursos para a Educação Básica. Conclusão: É extremamente importante que se discuta a formação dos educadores, tendo em vista que na medida que nos apropriamos de determinados temas possamos ter a condição de refletir na gestão dos recursos públicos que são destinados à educação, como também os gastos e a necessidade de expansão que a educação necessita.Introdução: É inquestionável a importância da Educação no desenvolvimento social, político e econôm" "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "O exercício da Pedagogia: possibilidades participativas na Educação Básica" "palavra_chave" => "POLÍTICAS DE FINANCIAMENTO, EDUCAÇÃO BÁSICA, QUALIDADE DE ENSINO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_30_10_2014_10_48_40_idinscrito_122_f22d56e44b94d8d3a7262f3f1312cb05.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FERNANDA MARIA SOUSA MARTINS" "autor_nome_curto" => "FERNANDA MARTINS" "autor_email" => "nnanda_cg@hotmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB" "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enid/2014" "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg" "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 9859 "edicao_id" => 27 "trabalho_id" => 399 "inscrito_id" => 122 "titulo" => "FINANCIAMENTO NA EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL: MITO OU REALIDADE?" 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Conclusão: É extremamente importante que se discuta a formação dos educadores, tendo em vista que na medida que nos apropriamos de determinados temas possamos ter a condição de refletir na gestão dos recursos públicos que são destinados à educação, como também os gastos e a necessidade de expansão que a educação necessita.Introdução: É inquestionável a importância da Educação no desenvolvimento social, político e econôm" "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "O exercício da Pedagogia: possibilidades participativas na Educação Básica" "palavra_chave" => "POLÍTICAS DE FINANCIAMENTO, EDUCAÇÃO BÁSICA, QUALIDADE DE ENSINO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_30_10_2014_10_48_40_idinscrito_122_f22d56e44b94d8d3a7262f3f1312cb05.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FERNANDA MARIA SOUSA MARTINS" "autor_nome_curto" => "FERNANDA MARTINS" "autor_email" => "nnanda_cg@hotmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB" "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enid/2014" "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg" "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 21 de novembro de 2014

Resumo

Introdução: É inquestionável a importância da Educação no desenvolvimento social, político e econômico de uma nação, sendo uma das mais importantes políticas sociais. No Brasil sua implementação depende das fontes de recursos: Financiamentos, e a forma como eles são aplicados. Discursões acerca dos recursos dos recursos destinados à educação dão conta de que, embora existam tais recursos, são insuficientes para propiciar um ensino de qualidade, é o que apontam educadores, entidades e movimentos ligados à educação. Objetivo: Este trabalho tem como objetivo enfatizar as particularidades que demandam da captação e aplicação dos recursos na educação básica e pública e a preocupação com o estabelecimento de parâmetros que definam as condições de ofertas necessárias para que o ensino de qualidade aconteça. Metodologia: Foi realizada uma pesquisa bibliográfica e descritiva. Realizamos uma revisão bibliográfica de Farenzena (2005), Vieira (2009), como também foi feito um estudo acerca do FNDE e os mais diversos programas financiados como PNAE, PNLD, PDDE, PNBE, PNSE e PNTE. Sobre este aspecto vale ressaltar que as fontes de financiamento para a educação estão atreladas a impostos e contribuições sociais, em especial ao Salário- Educação e o FUNDEB que encerra em si a proposta que gera preocupação e esperança em uma distribuição equânime de recursos para a Educação Básica. Conclusão: É extremamente importante que se discuta a formação dos educadores, tendo em vista que na medida que nos apropriamos de determinados temas possamos ter a condição de refletir na gestão dos recursos públicos que são destinados à educação, como também os gastos e a necessidade de expansão que a educação necessita.

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