A DIVERSIDADE CULTURAL A PARTIR DO FILME “URGA – UMA PAIXÃO NO FIM DO MUNDO”: UMA (RE)LEITURA DE ATITUDES, VALORES E CULTURA
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Trata-se do estatuto documental conferido ao cinema pelos pesquisadores, isto é não se trata apenas de discutir as relações mais amplas entre o cinema e História, mas pensar o filme como documento de discussão de uma época, como objeto de cultura que encena o passado. O “Curso de Extensão Cinema e Ensino de História” (PROEX-UEPB) teve como um dos objetivos oferecer aos professores da educação básica oficinas com orientações sobre a metodologia do ensino de história com filmes. Nesta mesma linha, pensamos que o trabalho com filmes na educação básica necessita ser conhecido e problematizado através de pesquisas acadêmicas. Para tanto, propomos uma formação para os estudantes dos cursos de licenciatura na área de Ciências Humanas da UEPB e de outras IES´s. 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Para a utilização do filme pelo professor em sala de aula, apontamos um princípio norteador das práticas educativas com fonte fílmica: Um filme pode ser usado como fonte quando o professor direcionar a análise e o debate para os problemas e as questões surgidas com base no argumento, no roteiro, nos personagens, nos valores morais e ideológicos que constituem a narrativa da obra. O importante não é usar o filme como ilustração, mas usar criticamente a narrativa e as representações fílmicas como elementos propulsores de pesquisas e debates temáticos. Neste sentido, o filme nos apresenta argumentos visuais que nos permite perceber a importância dos dilemas humanos expressos através dos valores como: amor, paixão, solidariedade, virtude, mediados pelas relações culturais." 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